segunda-feira, dezembro 12, 2016

Turquia fecha fronteira com Síria, e zona vira "faixa da morte"

Assad e a Rússia estão destruindo Aleppo, e dezenas de milhares de sírios deixaram a cidade em busca de segurança. Mas a Turquia, sofrendo pressão da Europa, fechou sua fronteira com a Síria. Aqueles que tentam atravessá-la muitas vezes não sobrevivem.
Bashar Mustafa, 14, guiava uma família de Aleppo pela área do limite entre a Síria e a Turquia, e ainda estava a algumas centenas de metros da fronteira quando ele ouviu soldados turcos gritando através de seus megafones: "Parem!"

De repente, Bashar ouviu o barulho de disparos de metralhadora e se jogou no chão. Ele viu seu primo Ali, 15, caído imóvel na poeira a alguns metros de distância, com sangue escorrendo pelo rosto. Ele havia sido atingido na cabeça por uma bala e Bashar queria correr para ajudá-lo, mas os soldados continuaram disparando. Ele foi obrigado a passar várias horas se escondendo entre arbustos espinhosos, e só quando os guardas da fronteira pararam de atirar na manhã seguinte é que ele foi capaz de recuperar o corpo de seu primo.

Enquanto se senta à sombra de uma oliveira nos campos do norte da Síria, ele relata a história de sua dramática experiência, que aconteceu no começo do verão de 2016. Seu cabelo é curto e preto, e ele usa uma camisa polo velha. Seus olhos se enchem de lágrimas enquanto ele conta a história do que aconteceu com ele e Ali. É o tipo de coisa que tem acontecido com as pessoas na fronteira entre Síria e Turquia quase todos os dias, nos últimos meses.

Descrição: http://t.dynad.net/pc/?dc=5550001892;ord=1481580528401
Em seu quinto ano, a guerra na Síria alcançou um novo nível de brutalidade. Com a ajuda da Rússia e do Irã, o ditador Bashar Assad intensificou seus bombardeios contra a população civil da Síria, e seu regime está prestes a assumir controle do que restou de Aleppo. Milhares de pessoas fugiram da cidade nos últimos dias, mas os caminhos para países vizinhos estão bloqueados em sua maior parte. O embaixador da França para a ONU até alertou recentemente que esse é "um dos maiores massacres de civis desde a Segunda Guerra Mundial."

A Turquia, que recebeu quase 3 milhões de refugiados sírios nos últimos anos, selou suas fronteiras após o acordo de refugiados da primavera de 2016 com a União Europeia. Os sírios que tentam entrar na Turquia de avião ou navio a partir de um terceiro país, como o Líbano ou a Jordânia, precisam de um visto, mas raramente os oficiais os emitem. E a rota por terra está bloqueada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário