sábado, agosto 15, 2020

TRE-MA aprova pedido de força federal para 98 municípios nas eleições

 

Mesmo faltando três meses para a realização das eleições 2020, 98 municípios dos 217 do Maranhão, já pediram o reforço de tropas da força federal para o pleito eleitoral. A aprovação dos pedidos aconteceu na sessão administrativa de quinta-feira (13), quando a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou por unanimidade os pedidos.

O pedido, que será encaminhado primeiramente para conhecimento do Governo do Estado, e depois para autorização por parte do Tribunal Superior Eleitoral, foi apresentado pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Joaquim Figueiredo, relator do processo.

No seu voto, o desembargador, após consulta às zonas eleitorais e análise de alguns setores do Tribunal, como a própria Corregedoria e a seção de segurança institucional, definiu que 98 municípios de 67 zonas eleitorais precisariam de força federal.

Foram considerados como critérios o histórico anterior de violência, a própria justificativa do magistrado no pedido, prioridade para cidades mais distantes, áreas indígenas e a capital, devido à redução de 3 zonas.

A requisição de força federal está prevista no Código Eleitoral e na Resolução TSE 21.843/04. Ela deve ser feita pelo juiz eleitoral da zona ao respectivo TRE, que a envia ao TSE, órgão competente para homologação.

As forças federais são compostas por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Por essa razão, cabe ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral aprovar ou não a necessidade do apoio. Em seguida, a decisão é comunicada ao Poder Executivo Federal para que tome as providências sobre a logística dessa atuação.

Blog do Jorge Aragão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário