quinta-feira, setembro 12, 2019

Em Brasília, Karla Batista representando Consócio Multimodal discute politica de resíduos sólidos, energia renovável.


A prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista, acompanhada do Primeiro Cavalheiro, e secretário de articulação politica do município, Nil Souza, foi vista pela equipe do Blog do Ezequias Martins, na tarde desta quarta-feira, 11, de setembro na Câmara Federal, representando o Consócio Multimodal, CIM, no Congresso Nacional.
Em conversas com o editor do Blog, Karla Batista enformou que entre os demais temas que lhe trouxeram à Brasília, a política de resíduos sólidos, energia renovável e projeto de geração de trabalho e renda regional, são os principais da pauta.
A Presidente do Consócio Multimodal, já tinha tido uma importante audiência com o deputado federal Cléber Verde, PRB, onde foi discutida amplamente uma pauta contendo além dos temas citados outras demandas de interesses dos municípios que integram o Consócio.

Para a prefeita de Vila Nova dos Martírios o constante aumento populacional nas cidades proporcionou grande geração de resíduos sólidos urbanos. Para ela esse crescimento não é acompanhado pelo descarte adequado de embalagens e dos próprios itens, que se degradam e acabam sendo descartados de forma incorreta,  prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. “ Os aterros sanitários é absolutamente necessário,” diz.

“Em nome do Consócio estou aqui em Brasília, com uma pauta de discussão urgente sobre resíduos sólidos, energia sustentável, e projeto de geração de trabalho e renda regional. Não dá mais para projetarmos gestão sem incluir estes temas centrais, e prioritários dos municípios que integram o Consócio,” diz Karla Batista.

A prefeita de Vila Nova dos Martírios acrescentou ainda que na Capital Federal particionou de reuniões sobre a cessão onerosa, e voltou a defender a urgente necessidade da reformulação do Pacto Federativo.

 Criado em 2013, o CIM deu passo significativo a partir da aprovação da Lei 13.540/2017 que beneficia os municípios brasileiros que fazem transporte ou são afetados por exploração de substâncias minerais. Inicialmente o consócio tinha como único objetivo dialogar com a Vale sobre compensações ambientais. A partir da conscientização dos prefeitos de que seria possível ampliar a atuação, se iniciou um movimento para buscar apoio dos parlamentares no Congresso Nacional.

A prefeita Karla Batista defende com unhas e dentes tanto Vila Nova dos Martírios quanto a sua gestão no Consócio, na busca de politicas públicas que consiste em melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário