terça-feira, outubro 31, 2017

Ferraz: um marco histórico da Politica de Coelho Neto, nestes 124 anos!

Nesta terça-feira, 31 de outubro, quando Coelho Neto, estar completando 124 anos de emancipação politica, o Blog do Ezequias Martins, presta uma homenagem póstuma mais do que justa ao um lendário líder de nossa politica, chamado Ferraz.


José Ferraz de Castro foi um comerciante natural de Teresina residente em Coelho Neto, nos anos 80, que aceitou um dos maiores desafios da época que foi ser o primeiro candidato a prefeito das oposições, dos tempos recentes em 1982. Sua esposa era Dona maria do Socorro. 

Sua candidatura aconteceu pelo PMDB, o antes MDB, como símbolo de combate e resistência a Ditadura, e contou com apoio de lideres juvenil e de muitos idealistas que ousava a discordar dos “modus operandi” em que se faziam politica em Coelho Neto.

A candidatura do Ferraz representou muito e deu uma importante contribuição para o sistema politico de Coelho Neto, chegando a eleger três vereadores: Reginaldo Sousa, José Farias e Nestor Sávio, e revelou muitos lideres que até hoje estão na lida politica e outros que já não estão mais, mas contribuíram tanto com nosso município.  

Coelho Neto não estaria como está hoje, não fosse o projeto politico de Ferraz que além de nortear muitas coisas deu voz e vez a uma oposição que para a época fez um grande serviço para a consolidação de redemocratização que chegaria logo mais tarde.

Mesmo diante da inegável contribuição de Ferraz Infelizmente a Câmara Municipal de Coelho Neto, e nem um gestor lembrou até agora de homenageá-lo dando o seu nome a nada.

Ferraz não só contribuiu com Coelho Neto, como candidato a prefeito, mas também como importante comerciante que foi um dos maiores compradores de gêneros alimentícios e babaçu no município.

Então nestes 124 anos de emancipação politica de Coelho Neto, lembrar-se deste bravo Guerreiro é um ato de justiça e ainda de contribuição com a história de nosso município, do ponto de vista politico e econômico.




Um comentário:

  1. Muito obrigada Ezequias pela lembrança ao meu pai. Fazendo uma correção, o nome da minha era Maria Antônia Machado de Castro. Ele teve 06 filhos: Eu sou Maria do Socorro Ferraz Machado. Tenho 53 anos, sou Assistente Social e moro no RJ.
    A postura ético político do meu influenciou a todos nós! Sou muito grata por isso. Lembro de todo o processo político daquela época. Minha mãe foi fundamental no processo.Recebemos em nossa casa muitos líderes do Estado do Maranhão daquela época. Até então, nunca havia candidato a prefeito da oposição na cidade de Coelho Neto. Mesmo assim, meu pai não se tornou inimigo de ninguém. Todas gostavam dele, inclusive pessoas ligadas ao poder municipal. Grande Abraço!

    ResponderExcluir