sexta-feira, outubro 20, 2017

Em todo o mês de outubro ações relembram o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em Duque Bacelar.



Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos, mas também dos jovens. Partindo deste principio, a prefeitura de Duque Bacelar através da secretaria de Assistência Social desde o dia 1º de outubro, “Dia Internacional da Pessoa Idosa” vem fazendo ações voltadas para o segmento, mostrando respeito e politicas públicas para a terceira idade.   Em todo o mês de outubro ações relembram o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em Duque Bacelar.

Toda semana a secretaria de Assistência vem realizando diversas ações voltadas para a inclusão social e acolhimento dos idosos.  Isso ajuda a pessoa da terceira idade a viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos ou mentais.  Em Duque Bacelar o idoso é tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça etnia, deficiências, condições econômicas ou outros fatores.

“Os benefícios que os idosos alcançam para a saúde e bem estar físico e mental é de grande importância, quando vivem também emocionalmente  bem. também. Uma boa qualidade de vida evita depressão e ansiedade, para aquele que tanto contribuíram para o nosso município,” diz a secretária de Assistência Social Gilmara Furtado.

Cuidar do idoso está inserido entre as prioridades primordiais da gestão do prefeito Jorge Oliveira. Estas não são as primeiras ações e nem serão as últimas voltadas para os idosos.

O 1º de outubro faz referência ao dia da aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. No 1º dia do mês de outubro celebra-se o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Até 2006, o Dia era comemorado no dia 27 de setembro. Isso porque, em 1999, a Comissão pela Educação, do Senado Federal, havia instituído tal data para a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, aposentadoria e outras. No dia 1º de outubro de 2003, porém, foi aprovada a Lei nº 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Vale salientar que desde 1994, com a Lei nº 8.842, o Estado brasileiro já havia inserido a figura do idoso no âmbito da política nacional, dado que essa lei criava o Conselho Nacional do Idoso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário