domingo, fevereiro 25, 2018

COMUNIDADE INDÍGENA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ DIA D DO MAIS IDH








Mais compromisso com os povos tradicionais do Maranhão! Neste sábado, 24, setenta e cinco famílias  da aldeia Cacimba Velha, localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, tiveram um dia diferente: O Governo do Estado esteve presente com diversas ações no DIA D DO MAIS IDH, pela primeira vez que em uma comunidade indígena.

Em parceria com a prefeitura municipal fizeram a entrega de 07 cisternas de 25 mil litros, que destina água para produção de alimentos, permitindo que as famílias produzem mesmo no período de estiagem.

Segundo o beneficiário, Francisco Guajajara, de 34 anos, a dificuldade de água era grande. _"a gente andava 2 km pra pegar água no balde. Agora com a cisterna a gente tem bastante agua. A gente só tem a agradecer por essa oportunidade "_, pontuou.

 Também foi entregue uma cisterna escolar, com capacidade de 52 mil litros de água, beneficiando cerca de 300 alunos que sofrem com o consumo de água salgada. Ao todo sao 175 cisternas no município de Jenipapo.

O município de Jenipapo dos Vieiras, na pessoa do prefeito recebeu 3 kits esportivos com 306 itens  incentivando a prática de esporte no município.

A secretaria adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo e o secretário de Estado de Relações Institucionais, Pastor Porto, representaram o Governo do Estado na ação de valorização do ser humano.

O Plano Mais IDH é peça fundamental na construção do Maranhão de Todos Nós. Ele consiste em ações integradas com o objetivo de elevar a qualidade de vida dos 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Neste sábado, aconteceu o Dia D Mais IDH em 11 municípios simultaneamente.

Participaram da ação as equipes do Governo do Estado (secretarias de saúde, agricultura familiar, direitos humanos e participação popular),  secretários (as) municipais e, principalmente toda a comunidade da Aldeia Cacimba Velha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário