sábado, dezembro 09, 2017

1º Fórum Municipal de Turismo é realizado em Coelho Neto

Fonte- Semcom

“Fortalecendo e Identificando nossas potencialidades turísticas”. Com esse tema, a Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realizou o 1º Fórum Municipal de Turismo.

Aberto a toda a comunidade artística e cultural, o Fórum teve como objetivo descobrir e, acima de tudo, despertar o sentido de valorização de todas as potencialidades existentes no município, bem como articular métodos para a criação do Conselho Municipal de Turismo. Essa é a primeira vez que a população é convocada pelo poder público para discutir meios de geração de emprego e renda através das potencialidades turísticas.

O evento foi realizado no Teatro Municipal e contou com a seguinte programação:

  • Leitura do texto de apresentação de abertura oficial do 1º Fórum de Turismo - Antonio Francisco do Nascimento
  • Hino Nacional e Hino de Coelho Neto - interpretados por Kinha Santos e Josemir França.
  • Apresentação Cultural: Coral Cantus Mandala.
  • Mensagem de abertura oficial do Fórum - Dra. Cristiane Vasconcelos Bacelar, Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
PARTE TEMÁTICA
  • 9h - Nossas potencialidades e perspectivas turísticas - Antonio Francisco do Nascimento - Especialista na Produção e Gerenciamento da Cultura do Município.
  • 9h30 - Rose Frazão, Assessora Especial do Programa Federal, "Cultura Viva, da Secretaria Estadual da Cultura e Turismo.
  • 10h20 - Turismo de segmentos comunitários como alternativas de desenvolvimento social - Andréa Lima Barros - Mestre em Planejamento e Gestão do Turismo e Hotelaria pela Univali/SC - Administradora e Docente do IFMA/Campus Coelho Neto.
  • 11h - Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios - Stênio Gonçalves de Souza Pinheiro - Analista Técnico do SEBRAE.
  • 14h - Oficinas por segmentos - Sala da Escola Municipal José Sarney.
  • 16h - Relatório final das oficinas.
  • 17h - Indicação dos Conselheiros da Sociedade Civil - Conselho Municipal de Turismo.
  • 17h30 - Coquetel de Encerramento.

De acordo com a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Cristiane Bacelar, o Fórum proporcionará maior integração entre os vários segmentos artísticos e culturais do município, com foco no fortalecimento do turismo em todos os aspectos. “Queremos potencializar o turismo de forma mais incisiva, uma vez que dispomos de um grande potencial em nosso município, o qual deve ser melhor explorado e, para isso, é necessário que busquemos meios para que essas ações se concretizem”, destacou Cristiane Bacelar.

O Presidente da Câmara Municipal, Osmar Aguiar, destacou sobre a importância do Fórum, como espaço para discussão e debate, no qual a sociedade tem a oportunidade de se pronunciar e construir, juntos, políticas públicas voltadas para as potencialidades turísticas do município. "Ressalto aqui a importância desse Fórum, no qual os coelhoetenses têm a oportunidade de encontrarem as suas raízes, para potencializar as suas características, e isso fará com que Coelho Neto se transforme em uma cidade muito mais rotativa, uma cidade onde nós possamos vender um produto mais bonito, uma cidade que nós começamos a organizar e que agora a percebemos com mais norte. A gente olha para o horizonte e ver que uma luz começa a surgir. Nós, coelhonetenses, estamos de mãos dadas, construindo, de fato, uma cidade que queremos. Isso, avista-se em vários aspectos. Tenho plena convicção de que a cultura, o esporte, o lazer, o turismo, serão, também, nossa grande alternativa de dias melhores", afirmou Osmar Aguiar.

Estiveram presentes secretários, assessores e representantes de movimentos culturais, como músicos, artesãs, artistas plásticos e população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário