sexta-feira, outubro 14, 2016

Sigam o caminho da sapiência ou da subserviência...

Todo mundo sabe que os poderes executivo e legislativo são “independentes, mas harmônicos entre si”. E se caso alguém não sabia o então líder oposicionista Américo de Sousa PT, deixou todo mundo conscientizado, disso e de outras obrigações de um vereador, em seus embates dos tempos de oposicionista, que fazia como ninguém.
Vereadores de Coelho Neto, da legislatura de 2017 a 2020.

A diferença entre independência e Harmonia, não é tão grande na teoria, mas na pratica, dá pra ser visto com clareza.

O cenário deixado pelas urnas em Coelho Neto, não há o que se discutir: os vereadores que se elegeram nos palanques dos candidatos; Jademil e Luís Serra tem o dever moral de eleger a mesa diretora da Câmara. Isso não quer dizer que os 11 vereadores deve ser obrigatoriamente oposição ao prefeito eleito, mas eles ficaram com a maioria a ponto do processo de escolha da nova mesa não sofrer a interferência do executivo. Cuidados edis para não iniciar suas carreiras politicas melancólicas e subservientes.

Como ficará a imagem dos vereadores eleitos para o seu primeiro mandato que com a chance de eleger a mesa diretora da Câmara e caso se entregar ao novo prefeito para que ele eleja o Presidente que ele bem entender? Prefeito não manda no legislativo.

O Américo de Sousa durante os seus anos de militância na oposição sempre deixou bem claro, que prefeito não é para mandar na Câmara, mas para ser parceiro, em prol do município. Os vereadores eleitos já sabem disso, e ainda ouviram o que dizia tão bem claro o petista Américo. Pra quê fazer o contrario?

 O que os 11 vereadores precisam fazer é se reunir e eleger a mesa diretora do legislativo, e ir sentar com Américo sem faltar coerência, responsabilidade e desprovidos de qualquer espirito politiqueiro. Está sobre a responsabilidade de todos, independentemente da ideologia partidária, fazer o que estiver ao seu alcance para reconstruir Coelho Neto.

É claro que aqueles que quiser fazer oposição precisam ser compreendidos e respeitados pela bancada aliada, do novo prefeito, como rege a democracia.
O caminho da sapiência para os 11 vereadores é o de eleger a Presidência da Câmara. Isso para eles não será tarefa difícil, porque no palanque do prefeito eleito só se elegeu dois vereadores.

Enquanto eles têm de sobra os votos, o prefeito só tem dois e precisa buscar o restante lá.  

Os anais da história de nosso município registrará o restante dos capítulos dessa novela...   


Nenhum comentário:

Postar um comentário