domingo, abril 15, 2018

Rubens Júnior destaca união de esforços em atenção às regiões atingidas por fortes chuvas no Maranhão

Deputado Federal Rubens Júnior 
O deputado federal, Rubens Pereira Júnior, destacou a união de esforços que está garantindo ações tempestivas em todas as regiões do Maranhão que sofrem pelas fortes chuvas nos últimos dias. “O Governo do Maranhão está completamente mobilizado neste sentido, e nós, por meio do Poder Legislativo, estamos sensíveis para buscar outros apoios ao nosso estado”, afirmou o parlamentar.


Nesta quarta-feira (11), a bancada do Maranhão no Congresso estará reunida com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlow, para solicitar agilidade na liberação de recursos financeiros para os municípios maranhenses que se encontram em estado de calamidade pública ou em situação de emergência.

Ainda na terça-feira (10), logo após o rompimento da BR-135, entre Presidente Dutra e Dom Pedro, o deputado federal Rubens Júnior acionou o Ministério dos Transportes para solicitar atenção especial para o caso. Em seguida, esteve reunido com o diretor executivo do Dnit, Halpher Luiggi Mônico Rosa, para solicitar início imediato dos reparos. O representante do órgão afirmou que o pedido foi prontamente atendido e que equipes já estavam sendo deslocadas para o local. A expectativa é que nos próximos dias o trecho já esteja liberado.

No mesmo dia, o governador Flávio Dino enviou ofício ao Ministério dos Transportes oferecendo ajuda estadual para auxiliar nas obras para que o trecho seja liberado com a máxima agilidade possível.
Ações do Governo do Maranhão
O Governo do Estado monitora constantemente as condições da população nas áreas atingidas. Uma ação integrada é realizada por várias secretárias como Sedes, Sedihpop, Corpo de Bombeiros, Viva/Procon, Sinfra e Força Estadual de Saúde.
Nesta quarta-feira (11), equipes foram deslocadas para Tuntum, que sofreu sete horas de chuvas ininterruptas na terça-feira. O temporal acabou causando enchente e enxurradas em pontos do município.

Moradores de Marajá do Sena, Trizidela do Vale e Pedreiras receberam cestas básicas, garrafões de água e atendimento de saúde. Na cidade de Marajá do Sena foi instalada unidade do Viva/Procon para recuperação de documentos perdidos na enchente.
Moradores
No ultimo fim de semana, o vice-governador Carlos Brandão foi ao município Trizidela do Vale, após visita a cidade de Pedreiras, ambas em alerta de inundação. Ele reforçou que o Governo está atuando em parceria com as prefeituras e com o governo federal, depois que os municípios declararem calamidade pública. “Montamos uma força tarefa para que a gente possa junto ao Ministério da Integração Nacional conseguir apoio. Em um momento difícil desse a gente tem que unir o governo federal, o governo do estado, e o governo municipal para atender a população e dar condições”, explica.
Brandão explicou ainda que foi pensando na situação das enchentes que o Governo do estado instalou unidades do corpo de bombeiros em Trizidela do Vale e em Pedreiras. “Nós tínhamos sete unidades no estado e hoje já temos 16, e uma das primeiras que a gente instalou foi aqui em Trizidela do vale, exatamente para ter suporte. Temos aqui mais de 30 homens comandados pelo capitão, temos lancha, temos caminhão, temos uma estrutura que no passado não tínhamos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário