segunda-feira, abril 30, 2018

“Problemas com telefonia, internet e fornecimento de energia no Maranhão precisam ser discutidos”, afirma deputado Fábio Braga

A situação climática dos últimos meses no Maranhão foi tema da fala do deputado Fábio Braga (SD), na sessão da última quinta-feira (26). Segundo ele, as constantes chuvas do que têm caído no Estado estão causando problemas no sistema de telefonia, internet, elétrico e abastecimento de água em algumas cidades, além dos casos já relatados de inundações.


“O aumento exagerado das chuvas nos últimos dias tem ocasionado uma série de transtornos que, num período normal, não teríamos”, afirmou Fábio Braga, se solidarizando com o deputado Rigo Teles (PV), que cobrou uma posição da Cemar em relação ao apagão que atingiu Barra do Corda, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras. As cidades ficaram sem energia elétrica do início da noite da última terça-feira e só retornaram ao funcionamento normal na quinta-feira. “O deputado Rigo tem toda razão em reclamar e cobrar uma solução para que esse tipo de acontecimento não seja a regra, e sim, exceções em alguns casos”.

Fábio Braga também destacou que, por conta do aumento do leito dos rios, alguns sistemas de abastecimento de água têm tido problemas em razão da questão elétrica. “Os rios aumentaram de volume, chegando perto dos postes que precisaram ser desligados, alterando a subestação e o bombeamento que é feito em cima de balsas e diques. Algumas dessas cidades têm reclamado muito da insuficiência de funcionários e da demora no reabastecimento normal deste sistema”, acentuou. 

Apesar das reclamações, a população também reconhece que a Cemar, nos últimos anos, tem melhorado os serviços. “Antigamente bastava um respingo na rede elétrica que todo o sistema elétrico desligava. Hoje, o sistema tem certa confiabilidade, mas não impede que, em alguns municípios, por conta de árvores, de estradas, de postes caídos, haja alguns problemas e ocorra esse transtorno para as comunidades”, ponderou.

Falhas no sistema de telefonia

Outro problema pautado na fala do deputado Fábio Braga foi a insatisfação da população com o sistema de telefonia e acesso à internet, que quando falha, acaba dificultando muito a vida da população e o funcionamento dos órgãos públicos. Segundo o deputado, a maioria das prefeituras é informatizada e funciona com banco de dados, por isso há uma internet com velocidade capaz de atender as demandas se faz tão necessária.

De acordo com o deputado, a paralisação tem prejudicado escolas, hospitais e as informações cedidas por bibliotecas digitais. “Eu vejo alguns alunos reclamando que pesquisas não são concluídas por conta de uma internet de pouca velocidade ou inexistente. Eu acredito ter feito várias vezes interlocuções junto aos órgãos, principalmente, sobre a questão da telefonia para que se possa buscar um reparo imediato e, também soluções, para os problemas da telefonia”, afirmou Fábio Braga.

Ele destacou ainda que na cidade de Coelho Neto a reclamação é em relação às operadoras Tim e Oi, que não funciona, e outras operadoras, que funcionam com dificuldade. “Eu entendo que isso é um problema geral. Quase todos os municípios têm enfrentado isso. Na minha cidade, Vargem Grande, nós tínhamos um sistema muito bom, mas que por algum motivo, nos últimos meses, não está atendendo às necessidades da população”, disse, acrescentando que em Nina Rodrigues o prefeito Rodrigo da Iara entrou com medidas junto aos órgãos de proteção ao consumidor para fazer o reparo necessário no sistema.

“Nós temos que avançar muito nesse sistema, porque cada vez mais a população, os órgãos públicos e as entidades, necessitam da boa funcionalidade do sistema de telefonia”, finalizou o deputado.

Assessoria do Deputado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário