quarta-feira, abril 25, 2018

Deputada Luana Costa em busca de ajuda para municípios em estado de emergência no MA


A deputada federal Luana Costa (PSC), esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (25/04), com a equipe da Defesa Civil, representada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), tenente-coronel Renato Newton Rambow e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Alves Barbosa – do Ministério da Integração Nacional.

A finalidade do encontro foi tratar a situação dos municípios atingidos com as chuvas que estão em estado de emergência no Maranhão e buscar ajuda para essas localidades.



Durante a reunião, a deputada foi informada de que o Ministério da Integração Nacional dispõe de meios para ajudar essas Prefeituras. Porém, os municípios precisam acessar o site do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) – https://s2id.mi.gov.br e preencher o relatório disponível.

“Na reunião vimos que no sistema S2ID o único município que já está apto a receber essas primeiras ações no Maranhão é Marajá do Sena, que teve seu relatório aprovado e irá receber, nesse primeiro momento, do Ministério da Integração água mineral; kit dormitório (colchões) kit de limpeza, kit de higiene pessoal, kit infantil e kit idoso”, destaca a deputada.

Luana Costa alerta que outros municípios já iniciaram, mas ainda não concluíram seus processos. “Precisamos que os municípios em situação de emergência façam essa conclusão das demandas no sistema para que o Governo Federal possa entrar em ação e tomar as medidas mais emergentes e ajudar essas cidades que passam por um momento difícil em nosso Estado”, conclama a parlamentar.

As prefeituras podem solicitar apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas pelos desastres naturais. Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração, os municípios devem apresentar um relatório com o diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico https://s2id.mi.gov.br.

Assessoria de Luana Costa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário