quarta-feira, outubro 06, 2021

Por que os exercícios são mais importantes para longevidade do que a perda de peso?

 



Para uma saúde melhor e uma vida mais longa, os exercícios são mais importantes do que a perda de peso, especialmente se você estiver com sobrepeso ou obeso, de acordo com uma nova revisão das relações entre o condicionamento físico, o peso, a saúde cardíaca e a longevidade.


O estudo, que analisou os resultados de centenas de trabalhos anteriores sobre perda de peso e exercícios em homens e mulheres, descobriu que pessoas obesas geralmente reduzem seus riscos de doenças cardíacas e morte prematura muito mais ganhando condicionamento do que perdendo peso ou fazendo dieta.


A revisão aumenta as evidências de que a maioria de nós pode ser saudável com qualquer peso, se também formos ativos o suficiente.


Pesquisas anteriores mostravam, de forma desanimadora, que as pessoas que começavam a se exercitar perdiam pouco, ou nenhum, peso, a menos que também reduzissem substancialmente a ingestão de alimentos. O exercício simplesmente queima poucas calorias, em geral, para ajudar na redução de peso.


Também tendemos a compensar alguma parte do parco gasto calórico do exercício comendo mais depois ou nos movendo menos ou inconscientemente diminuindo as operações metabólicas de nossos corpos para reduzir o gasto energético diário geral. 


Glenn Gaesser, professor de fisiologia do exercício na Arizona State University, nos EUA, é bem versado nas inadequações dos exercícios para perda de gordura. Por décadas, ele tem estudado os efeitos da atividade física nas composições corporais e no metabolismo das pessoas, bem como em sua resistência, com foco particular em pessoas obesas.


Muitas de suas pesquisas anteriores enfatizaram a ineficácia dos exercícios para a perda de peso. Em um experimento de 2015, ele supervisionou, por exemplo, 81 mulheres sedentárias com sobrepeso que haviam começado uma nova rotina de caminhada três vezes por semana durante 30 minutos. Após 12 semanas, algumas delas perderam alguma gordura corporal, mas 55 ganharam peso.


Foto: Agência O Globo 

#jornaloglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário