terça-feira, outubro 05, 2021

Não teria outra imagem melhor para a deputada Iracema Portella relembrar os 33 anos da promulgação da Constituição.



A atual Carta Constitucional brasileira, ou, em outros termos, nossa atual Constituição, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Hoje ela está completando 33 anos .


Sua promulgação foi aclamada com fervor tanto pelos políticos que participaram do processo de sua composição quanto pela população do Brasil daquele período, que, naquele momento, estava, de fato, completando a tão falada “transição democrática”. Essa transição começou (amparada pelos militares) em 1979, com a Lei da Anistia – que abonava os crimes cometidos durante o período do Regime Militar (iniciado em 1964), fossem aqueles de viés revolucionário, executados pela parte contrária ao regime, fossem os cometidos pelos próprios militares.


Em 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembleia Nacional Constituinte que confeccionaria e aprovaria o texto da Constituição de 1988.

A deputada federal Iracema Portella do Progressistas do Piauí, hoje, nos 33 anos da nossa Carta Magna, publicou uma foto de sua mãe  Myrian Portella, então deputada federal Constituinte com um exemplar na mão.

Não só para a sua família,mas para o Estado do Piauí, essa foto tem uma simbologia muito grande.  Iracema Portella compartilha isso nas suas redes sociais.


"No dia em que relembramos a promulgação da Constituição Federal, trago essa foto da minha mãe, Myriam Portella, ex-deputada constituinte, com a Constituição que ela ajudou a redigir. 

A primeira deputada federal do Piauí esteve ao lado de outras grandes mulheres que tiveram um papel essencial na construção da nossa Carta Magna.

A Constituição nos assegura a liberdade de expressão, de escolha e direito ao voto. Esses direitos são essenciais em uma sociedade igualitária, e como parlamentar, trabalho por eles e pelo fortalecimento do nosso país e da democracia todos os dias. #constituiçãofederal #MyriamPortella," escreveu sua filha a deputada federal Iracema Portella," .


Iracema Portella tem toda legitimidade para ser candidata a governadora do Piauí. Pelo seus relevantes serviços prestados a coletividade e por todo trabalho e dedicação que sua família tem com o Estado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário