sexta-feira, outubro 15, 2021

Homenagem de Cristiane Bacelar aos Professores




Cristiane Bacelar fez uma homenagem mais do que especial aos Professores em Grande estilo.



Uma homenagem toda especial aos professores nas palavras delicadas de quem sabia manuseá-las.


Este lindo texto, é  do seu eterno esposo Magno Bacelar.



MADRINHA DE LOURDES

Assim eu tratava a minha primeira professora, esposa de advogado provisionado. Todos os dias ela se deslocava do centro da cidade para o ITAPIREMA onde nos ministrava as primeiras letras e conhecimentos. Mãe de vários filhos, detinha compreensão e tolerância para o mister que escolhera como profissão. Não era normalista, humilde por natureza, sobravam-lhe pertinácia e dom de transmitir conhecimentos.  Na precariedade da vida interiorana do país e do Maranhão, não contávamos com muitas mestras formadas em pedagogia. Tempos obscuros nas comunicações, muitas vezes as notícias chegavam pelos correios que de Caxias a Coelho Neto eram transportados no lombo de burros e jumentos. Igualmente a saúde, também precária, estava a cargo de farmacêuticos e dentistas práticos além de que os partos eram assistidos por parteiras e benzedeiras.

Bem-ditos aqueles que, “remediados”, podiam propiciar aos descendentes luzes do conhecimento de pessoas como a minha doce professora. Eram verdadeiramente as primeiras, e muitas vezes únicas, letras abrindo as portas do conhecimento. A população brasileira era, em mais de 90%, de analfabetos. Os pais educavam e transmitiam conhecimentos práticos, tradições que passavam de pai para filho. Estavam presentes, em cada momento, ensinando a respeitar pai e mãe, aos mais velhos, idosos e autoridades. Da maior importância era o sentimento de amar ao próximo e a Deus sobre todas as coisas. Era muito comum crianças se aproximarem dos mais velhos, mesmo desconhecidos, para pedir-lhes a benção.

Nas escolas e adaptações em casa de família alunos idolatravam os professores, faziam agrados, traziam-lhes mimos, ávidos bebiam suas palavras e pediam que os abençoasse.  Seria ofensa imperdoável desrespeitar, responder ou insultar o professor, para todos nós um ídolo, um exemplo a seguir, não raro, alunos imitavam e, até se apaixonavam de forma platônica pelos mestres.

Hoje, o ensino foi democratizado, existem professores e meios para que todos tenham acesso ao aprendizado. Transporte, merenda, fardamento, assistência médica e dentária. Em contra partida os pais esqueceram-se da obrigação divina de educar os filhos, no âmbito da família, abandonando-os à própria sorte. O amor e a atenção que faltam em casa, a influência malévola dos “amigos” virtuais e dos traficantes se encarregaram de precipitar o desastre. Transformaram   alunos em inimigos dos professores. Deixados como objetos, na porta das escolas fazem-na campo de batalha e instrumento da vindita.

Inversão total e absoluta de valores, professores sem apoio da sociedade e dos governantes continuam mal remunerados sem chances para se reciclarem ou preparar aulas que atraiam e sensibilizem os jovens que, por seu turno, deixam de ser alunos para se transformarem em verdugos daqueles que, em última análise, são os únicos que podem capacitá-los para um futuro próspero e digno.

Na pessoa e imagem inesquecíveis da minha humilde e competente professora de Lourdes, a quem atribuo meu amor pelas letras. Na pureza de seu indestrutível e inquebrantável ideal quero homenagear a todos os professores do Brasil, em todos os níveis, por reconhecer que em cada um deles está latente o ideal de uma nobre profissão sobre a qual se alicerça o futuro de uma grande nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário