quarta-feira, maio 31, 2017

Deputado Rigo Teles entrega ambulância para atender a população do município de Grajaú

O líder do Partido Verde (PV) na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles, entregou, na manhã de sexta-feira (26), uma moderna ambulância, equipada com o que existe de melhor no atendimento de urgência, para atender milhares de pessoas residentes do município de Grajaú, na Região Central do Maranhão.
A entrega da ambulância aconteceu no Palácio dos Leões, na presença do governador Flávio Dino, do secretário Chefe da casa Civil Marcelo Tavares, do secretário da Saúde, Carlos Lula, do vice-prefeito de Grajaú, Gleisom Torres, e dos secretários Ricardo Arruda, Carlos Alberto e Carlos Alves, representando o prefeito Mercial Arruda.
Na ocasião, Rigo esclareceu que a moderna e equipada ambulância – avaliada em R$ 165.000,00 – foi comprada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos de sua emenda parlamentar. A ambulância de Grajaú foi solicitada por meio de ofício encaminhado à Secretaria da Casa Civil do Governo.
          COMPROMISSO DE CAMPANHA
Na ocasião, o deputado Rigo Teles esclareceu que a moderna ambulância é um compromisso de campanha com o prefeito Mercial Arruda e com a população do município de Grajaú, onde o paramentar é votado e vem lutando pela comunidade, durante seus cinco mandatos, na Assembleia e em todas as esferas de poder.
Após a solenidade, o vice-prefeito Gleisom Torres adiantou que o prefeito Mercial Arruda ainda vai marcar da data de entrega da moderna ambulância, na presença do deputado Rigo Teles, o responsável pela aquisição do importante benefício no setor de saúde pública cobrado pela população, especialmente os mais carentes.
Em nome do prefeito Mercial Arruda, o Secretário de Administração Ricardo Arruda afirmou que é uma satisfação trabalhar em parceria com o deputado Rigo, pois quem ganha é o povo que acaba de receber um benefício para a saúde. “É mais uma promessa de campanha que Rigo Teles cumpre com a população de Grajaú”, disse Ricardo.

                                                              UTI, SEMI UTI E APARELHOS
A ambulância presta socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). É equipada com, 2 macas, 2 pranchas, 1 umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio, em caso de atendimento fora do veículo.
O moderno veículo é equipado ainda com aparelhos como respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com falta de compensação no sistema orgânico e ficará 24 horas por dia à disposição da população.

Roberto Rocha apresenta à Igreja Católica projeto de ressocialização de presos no Maranhão

O senador Roberto Rocha reuniu-se na manhã desta segunda-feira (29) com o arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário, para apresentar o projeto que prevê a implantação de Centros de Reintegração Social que ele pretende instalar, em parceria com a Igreja Católica, em alguns municípios maranhenses. O encontro aconteceu no Palácio Episcopal, Centro de São Luís.
Os Centros de Reintegração são baseados no método da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), cujo objetivo é buscar a humanização dos presos, mantendo a finalidade punitiva, além de evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.
“Aproveitando o trabalho social exemplar que a Igreja Católica já realiza em nosso estado – por meio da Fazenda da Esperança -, queremos estabelecer essa parceria que será muito benéfica, visto que o exemplo desses Centros em outros estados, já se mostrou muito eficiente para a redução dos índices de reincidência e criminalidade, uma vez que promovem a humanização nas prisões e, consequentemente, a reintegração desses presos à sociedade”, disse o senador. Roberto Rocha ressaltou, ainda, que os Centros serão implantados com recursos do governo federal, por meio do Ministério da Justiça.
O projeto possui edificações para atender os três regimes previstos na lei de Execução Penal: regime fechado, regime semiaberto e regime aberto, tornando a CRS em um complexo penal.
Ele contempla uma estrutura totalmente humanizada e voltada para a ressocialização dos presos, onde serão ofertados serviços de assistência como parlatório, consultório médico, consultório odontológico, atendimento jurídico e psicológico, serviço social, galpão de oficinas, aulas de capacitação, entre outros.
Segundo o senador, Dom Belisário mostrou-se muito receptivo à proposta, comprometendo-se em apresentá-la aos bispos das paróquias das cidades de Bacabal, Coroatá e Balsas.
“Saí muito satisfeito da reunião com o Dom Belisário, que se mostrou não somente muito receptivo com a ideia dosCentros de Reintegração Social, como afirmou que iniciativas como estas, inspiradas a partir de projetos exitosos como as APAC’s, devem ser apoiadas e incentivas enquanto políticas públicas eficazes de recuperação e ressocialização de apenados”, pontuou Roberto Rocha.

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco. Adote esta ideia

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Dados da OMS apontam que um terço da população mundial adulta é fumante. 
 
O total de mortes por causa do tabaco atingiu 4,9 milhões de pessoas por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Se a tendência de expansão do consumo de cigarros for mantida, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).
 
Brasil
O Brasil vem adotando importantes medidas para controle e diminuição do uso do tabaco. Em 2005, aderiu à Convenção-Quadro do Controle de Tabaco (CQCT), que é um tratado internacional de saúde pública para elaborar e atualizar as políticas de controle e proteger as políticas nacionais contra os interesses da indústria da substância. Essas medidas têm como meta reduzir a demanda e a oferta do tabaco, proteger o meio ambiente e conscientizar a população dos perigos do cigarro.
 
Em dezembro de 2011, a Presidente Dilma Rousseff sancionou uma nova Lei do Fumo, que  estabeleceu o preço mínimo de três reais para o cigarro, aumentou a carga tributária sobre o produto, vetou a propaganda nos pontos de venda e proibiu o fumo em locais fechados.
 
O aumento de preço do cigarro é considerado uma das medidas mais eficazes para conter o tabagismo. Já a proibição de fumar em lugares fechados, que tinha como objetivo inicial proteger as pessoas da exposição ao fumo passivo, acabou estimulando os fumantes a reduzirem ou pararem de fumar.
 
Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a retirada de cigarros com sabor do mercado e restringiu  o uso de aditivos que dão aroma, como cravo, baunilha e mentol. 
 
O Instituto Nacional do Câncer coordena e executa o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, visando à prevenção de doenças com a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e outras doenças relacionadas ao tabaco.
 
Todas estas medidas aprovadas recentemente no Brasil contribuem para redução do uso do tabaco. Segundo a Anvisa, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas a cada ano no Brasil. Atualmente, cerca de 25 milhões de pessoas são fumantes no País, mas este número está caindo.
 
Doenças provocadas pelo tabagismo
Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). 
 
Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:
  • 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
  • 25% das mortes causadas por doença coronariana;
  • 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
  • 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
  • 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
  • 25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).
 
O tabagismo ainda pode causar:
  • impotência sexual no homem;
  • complicações na gravidez;
  • aneurismas arteriais;
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • infecções respiratórias.
 
Ao parar de fumar o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo.
 
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam risco
 
  • 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
  • 5 vezes maior de sofrer infarto;
  • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
  • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
 
Se parar de fumar agora...
 
  • após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou. 
 
Quanto mais cedo a pessoa deixa de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma aproveita mais a vida!
 
Fonte: INCA

VEREADORA PATRÍCIA LUCENA BEM ARTICULADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Será realizado na próxima segunda feira dia 5 de junho de 2017 em São Domingos do Maranhão - Ma, audiência publica que ira tratar de assuntos relacionados a segurança de nosso município.
Evento idealizado pelo excelentíssimo senhor presidente da câmara municipal, o vereador Braz Facundes, e que já conta com presença confirmada de autoridades do poder, executivo, judiciário e legislativo, tanto na esfera municipal quanto na esfera estadual..

Ontem dia 30 de maio de 2017, Dra. Patricia Lucena esteve com o Superintendente de Policia Civil do Interior, o Dr. Dicival Gonçalves da Silva, em conversa muito produtiva e de grande valia para o nosso município, o mesmo confirmou presença no evento, e se sensibilizou em lutar juntamente conosco no intuito de sanar a crescente onda de violência que assola nosso POVO.
Agradecimento especial a Dra. Valeria Macedo deputada estadual, pelo apoio e dedicação dispensado ao nosso POVO.
Aproveitamos a oportunidade pra convidar toda população sandominguense, e dizer que é de fundamental importância sua presença neste evento.
Local e hora serão divulgados posteriormente via carro de som na cidade.
Dra. Patricia Lucena - Vereadora do POVO.
Câmara em AÇÃO.


Policiais desaparecidos em novembro no Maranhão foram assassinados e militares suspeitos estão presos




O misterioso caso dos dois policiais desaparecidos no mês de novembro a caminho do município de Buriticupu acaba de ser desvendado. O cabo Júlio Cesar de Sousa Pereira e o soldado Carlos Alberto Constantino de Sousa foram assassinados.
Os responsáveis pelo crime seriam outros militares: um tenente, um major e dois soldados e foram presos nesta terça-feira por determinação da Justiça Militar a pedido da delegada Nilmar da Rocha Gama.
Segundo informações ainda não confirmadas, a Secretaria de Segurança Pública deve se pronunciar sobre as prisões ainda esta noite, estando prevista também uma entrevista coletiva que deve acontecer por todo o dia desta quarta-feira.

Neste momento, a cúpula da SSP e a Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa estão reunidos com o Secretário de Segurança, Jefferson Portela e novas informações poderão ser repassadas ainda hoje.

Prefeitura de Duque Bacelar realiza Dia “D” do Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Duque Bacelar através da Secretaria de Agricultura realizou no último domingo (28), uma programação especial em alusão ao Dia “D” do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
O evento contou com a presença do prefeito Jorge Oliveira, do Superintendente de Reordenamento Agrário da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado (SAF), Pedro Belo e o secretário municipal de Agricultura, Toinho da Gracinha.
Durante a programação houve uma visita a agricultores que farão parte do programa, nos povoados Sítio Novo e Mocambo Velho.
A ação marcou o início do programa no município, onde foi realizado a primeira compra junto aos produtores  cadastrados e que agora fornecerão ao município.
“Fortalecer a agricultura é um tema que exerce papel de destaque no noso governo. Estamos realizando ações com recursos próprios e ao mesmo tempo recebendo apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura Familiar para que essas ações sejam ampliadas e fortalecidas. O agricultor familiar continuará tendo todo apoio do nosso governo”, destacou o prefeito Jorge Oliveira.
Blog do Samuel Bastos. 

São Francisco do MA, presente no encontro de vereadores e vereadoras em São Luis.



Adelbarto Santos, prefeito de São Francisco do Maranhão e vereadores do município participaram de encontro de vereadores e vereadoras realizados neste dia 30 de maio, de 2017 no Centro de Convenções em São Luis Ma.

Quem também esteve com prefeito Adelbarto Santos, na solenidade foi a sua esposa, a Primeira Dama do Município e Secretária de Assistência Social, Helainne Almeida.  

Luana Costa se mostra brava e guerreira em defesa do municipalismo.

Não sei se por ter tanta experiência em lutar com gente, a deputada federal Luana Costa, PSB, vem mostrando através de seu trabalho que é uma parlamentar municipalista, onde sua prioridade é cuidar dos que mais sofre.

Desde que chegou à Brasília, a socialista não tem medido esforços para defender os municípios, na luta constante por mais recursos e qualidade de vida para os maranhenses.



Foi assim quando solicitou na Comissão de Desenvolvimento Urbano, a Maria Henriqueta, Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, intervenção no sentido de dar continuidade à construção do conjunto residencial iniciado na cidade de Paulo Ramos, e quando se comprometeu em envidar esforços para a conclusão do projeto, de agua, que beneficiará 70%, da população do município de São dos Patos, que possui cerca de 25 mil habitantes.

Luana sempre demostrou carinho, respeito e dedicação aos municípios maranhenses, sem olhar a posição ideológica de seu governante. Independentemente dos dividendos eleitorais, a deputada está sempre defendendo as causas municipalistas, porque ela ver o ser humano como prioridade principal.   

A sua luta e vocação municipalista ficou muito mais visível na reunião da bancada maranhense com os prefeitos do estado, por ocasião da XX Marcha municipalista à Brasília, ocorrido recentemente.

Luana Costa foi bastante participativa. A deputada fez uma explanação de suas atividades em prol dos municípios, e de forma firme e coerente defendeu um municipalismo forte com a reformulação do Pacto federativo, onde os municípios teria voz e vez. Luana em suas intervenções defendeu posições claras e definidas em defesa dos municípios.  

“ A CNM, que é a Confederação Nacional de Municípios, está de parabéns, pela organização deste grande e importante evento municipalista. Não há dúvida de que essa luta unificada de gestores gera bons resultados, ” diz Luana.

 Ainda sobre a XX Marcha dos prefeitos à Brasília o gabinete da Parlamentar esteve à disposição dos prefeitos maranhenses, independentemente de ser aliado ao seu projeto político ou não.

Entre os gestores que participaram da XX Marcha à Brasília, que elogiaram o trabalha de Luan Costa junto aos municípios, está a Maria Silva a Dona Diva, de Centro Novo, que inclusive sinaliza que vai votar com Luana, no desejo de vê-la retornar a Capital Federal em 2019.

Luana Costa disputou as eleições em 2014, mas não foi eleita. Apesar de obter a expressiva votação de 51. 418 votos, a esposa do ex-prefeito de Santa Inês, ficou na primeira suplência. Com a morte do deputado Federal João Castelo, em dezembro de 2016, em 19 de dezembro, Luana Costa, assume definitivamente o mandato com ainda dois anos de duração.
   


terça-feira, maio 30, 2017

2018 foi o tema principal da conversa entre Luiza Rocha e Roseana Sarney!

Nesta terça-feira, 30, de maio, a ex-prefeita de São João do Sóter Luiza Rocha, por dois mandatos consecutivos e pré-candidata a deputada estadual, conversou demoradamente com a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney sobre as eleições de 2018.



A conversa aconteceu em São Luís, na residência da ex-governadora. O encontro entre a ex-prefeita de São João do Sóter e Roseana faz parte de um cronograma adotado pela pmdbista neste momento pré-eleitoral onde muitas lideranças serão ouvidas e ao mesmo tempo conclamadas a marchar na oposição no próximo ano.

Roseana Sarney parabenizou Luiza Rocha pela iniciativa de ela querer ser candidata a deputada estadual no próximo ano, destacando a importância da mulher maranhense na política. Para a pré-candidata a governadora, o projeto da ex-prefeita de São João do Sóter é salutar, nasce com muita consistência e tenho o seu apoio.

Segundo Luiza Rocha, Roseana estava radiante e cheia de otimismo. Além de deixar claro que vai ser candidata a governadora  a filha de Sarney ainda disse que o projeto de Luiza Rocha para deputado estadual, terá o seu apoio, por entender que há uma necessidade de mais mulheres no Parlamento maranhense.
  
“ A conversa que tive com a grande líder, a Guerreira Roseana Sarney, só me motivou muito mais ainda a continuar com o meu projeto Político. Roseana tem história e serviços prestados ao Maranhão. Nossa São João do Sóter e região não pode se reclamar de Roseana. Ela está de volta, ” fala Luiza Rocha.

Na avaliação da grande líder Luiza Rocha, a iniciativa da ex-governadora Roseana Sarney em passar a receber lideranças políticas de diferentes regiões do estado, mostra que a sua candidatura é irreversível.  

O encontro da ex-prefeita de São João do Sóter com a ex-governadora Roseana Sarney, nesta terça-feira, em São Luís, fortaleceu o projeto político de Luiza Rocha e estremeceu os bastidores políticos da região dos cocais.  


TRE inicia julgamento de ações que podem levar a cassação de prefeitos no MA

SÃO LUÍS - A Corte Eleitoral do Maranhão inicia nesta terça-feira, 30, julgamento de ações que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos em 2016.
 Na pauta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão sete dos 198 processos que podem mudar o pleito de outubro do ano passado. 
Prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira. 

Na pauta recursos com pedido de cassação dos prefeitos eleitos em Carolina, São João Batista, Parnarama e Sambaíba. De Carolina existem três processos sendo dois oriundos de ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) pedindo cassação do diploma do prefeito eleito, Erivelton Teixeira (SD). 

Entre as acusações contra o gestor feito pela coligação União é Força está a de que Erivelton como proprietário de clínica médica fez promessas de disponibilizar gratuitamente exames médicos para eleitores.

 O juiz de Carolina Mazurkiévicz Saraiva de Sousa Cruz julgou improcedente a ação contra o prefeito eleito de Carolina o que fez com que a coligação recorresse ao TRE. 

Em Sambaíba, o PSDB e a coligação Unidos somos mais fortes recorreram contra decisão de juiz de base que não convocou nova eleição no município já que o candidato mais votado, João Dantas do PSDB teve os votos anulados devido ao indeferimento do seu pedido de registro de candidatura.

 Os tucanos alegam que como Dantas (2.372) teve mais votos que Santana Filho (PSD), que obteve 2.317, em Sambaíba deveria ter sido convocada nova eleição. A Corte Eleitoral decidirá se deve ou não haver novo pleito.

 Em Parnarama, o segundo colocado, David Pereira (SD), entrou com recurso contra decisão do juiz de base que negou provimento ao Recurso Contra Expedição de Diploma contra o prefeito eleito Raimundo Silveira (PROS).

 David alega que Silveira está inelegível devido a uma condenação por improbidade administrativa. 

Na Justiça Eleitoral do Maranhão existem 198 ações que podem resultar em cassação de prefeitos eleitos.

 O Estado mostrou que a meta do TRE é julgar todos esses processos até o fim de 2017. A maioria ainda tramita na justiça de primeiro grau. Para o julgamento na base, a meta do tribunal é que ocorra até o fim do mês de junho.
 São Luís

 Também está na pauta do TRE desta terça, a ação do deputada federal Eliziane Gama (PPS) contra o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). A ação da então candidata à Prefeitura de São Luís é por uso da propaganda oficial da prefeitura para promoção pessoal do pedetista. 

Essa é a segunda ação de Gama contra Edivaldo que data da época da campanha eleitoral. A primeira foi julgada no início de maio pela Corte Eleitoral. Os juízes decidiram pela improcedência da acusação contra Edivaldo Júnior de que o contrato feito entre a Prefeitura e o Isec foi de uso eleitoreiro.

Fonte Imirante.com 

Tudo pronto para o início da I Oficina de Atores em São Luís

Confirmado para esta sexta-feira (02), a abertura da I Oficina de Atores, que será realiza em São Luís e se estende até domingo (04), no Hotel Nobile Inn, no Renascença. Com a presença dos produtores nacionais Carlão Limeira e Jorge Silpen, o fim de semana será de conhecimento, troca de experiências e descobertas de novos talentos.

Com turma única e limitada a 40 vagas, a Oficina que acontece pela primeira vez na capital maranhense oferece qualificação profissional voltada para interpretação em TV e Cinema, duas das principais artes que vem descobrindo dezenas de artistas em todo o país, principalmente nas regiões norte e nordeste.

A Oficina de Interpretação de TV e Cinema, que já revelou atores para filmes, séries e novelas vai garantir a gravação de monólogo que será usado como teste em produções nacionais no Rio de Janeiro e em São Paulo além de também selecionar para produção de um curta-metragem com roteiro maranhense.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo celular 98 99173 0943, com a produtora local, Lêda Lima, que alerta para o fim das vagas. “São apenas 40 vagas e restam poucas, é importante se programar para não ficar de fora de uma oficina assinada pelo Carlão Limeira e Jorge Silpen", disse a produtora.

A Oficina de Interpretação para TV e Cinema, acontece nos dias 2, 3 e 4, no Hotel Nobille Inn, na avenida Colares Moreira, em São Luís.

Contato para entrevistas e gravações:
Keith Almeida
(98)991534418
Área de anexos

Prefeito Luis Fernando lança o São João e garante maior festa de todos os tempos



O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando, lançou nesta segunda-feira (29), o São João 2017 e garantiu que a festa popular da cultura maranhense será a maior de todos os tempos. O lançamento ocorreu durante reunião realizada com representantes dos movimentos folclóricas da cidade que contou ainda com vereadores e convidados.
Na oportunidade, o prefeito Luis Fernando anunciou o pagamento antecipado da primeira parcela dos cachês que serão destinados às brincantes protagonistas da festa, atitude que se repete a exemplo do carnaval.




São João é alegria, é a maior festa da nossa cultura popular, disse o prefeito ribamarense, “e aqui não será diferente, pois vamos realizar uma grande festa, a exemplo do carnaval, com organização, planejamento e pagando com muita responsabilidade e esforço, a primeira cota dos cachês para as agremiações já no dia 31, e a segunda parcela, logo após o São João”, detalhou.

A festança junina será realizada de 17 a 29 de junho. Já o tradicional Lava Boi que este ano completa 63 anos, será realizado nos dias 1 e 2 de julho. E também a exemplo do carnaval e lava pratos deste ano, onde não houve registro de incidente ou violência, o prefeito também garantiu um forte esquema de segurança para que as famílias possam se divertir e prestigiar as brincadeiras.

“Em todos os 21 pontos de arraias teremos um forte esquema de segurança para que as famílias tenham segurança e possam brincar de forma tranquila, prestigiando a cultura ribamarense”, garantiu.

O São João 2017, conta com o apoio do governo do estado e reune mais de 150 brincadeiras juninas espalhadas por toda a cidade, que este ano, terá 21 pontos de arraiais. Já o tradicional Lava Boi, também terá o mesmo esquema de segurança.

O secretário de cultura, Edison Calixto, explica que os arraiais deverão contemplar todos os pontos da cidade, “todos os arraiais foram pensados de forma estratégica para que a população possa brincar e acompanhar as brincadeiras com conforto e segurança”, disse.

Os circuitos juninos serão montados na Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva), Piçarreira (Viva), Nova Terra, Turiúba, Laranjal, Miritiua, Parque Araçagi, Parque Jair, Vila Sarney Filho, dentre outros.  O Lava Boi, que encerra oficialmente a temporada junina, e ocorrerá na sede do município.

Assessoria de Comunicação – ASCOM/SJR

Reforçando alianças, João Marcelo faz incursão política no Alto Turi, Baixo Turi e Gurupi

Errou feio quem apostou que o deputado federal João Marcelo Souza (PMDB) seria mais um filho de político importante vivendo à sombra do pai – no caso o senador João Alberto, ex-governador e presidente do PMDB do Maranhão. Dois anos e meio depois de desembarcar na Câmara Federal como representante de mais de 70 mil eleitores, o jovem parlamentar superou todas as barreiras da iniciação e hoje já está consolidado como um parlamentar atuante e dono das suas próprias decisões, mas sempre respeitando as orientações do PMDB. E andando nessa trilha, faz questão de construir a ponte cumpriu, durante o final de semana, extensa agenda de visitas aos municípios do Alto Turi, do Baixo Turi e do Gurupi.
Acompanhado do ex-deputado estadual Alberto Marques, o deputado João Marcelo iniciou a jornada no dia 26 de maio, pelo município de Zé Doca e terminou no dia 28 no município de Luís Domingues. Ao todo foram visitadas nove cidades com o objetivo de estreitar os laços com prefeitos, vereadores e demais lideranças locais.
Em Zé Doca, o parlamentar reuniu-se com as lideranças na residência do ex-vereador Leal, líder respeitado na região, e que preside o PMDB municipal. Do encontro participaram cantadores e repentista “Cozinho” e o Cícero da Mangueira. Em Araguanã, João Marcelo foi recebido pelo empresário Joaquim do Posto e seu filho, o vereador Joaquim Júnior. Ainda no dia 26, o parlamentar chegou a Presidente Médici, onde visitou o ex-prefeito Soares e seu filho Cleyrrerison.
No dia 27, o deputado João Marcelo incursionou em Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Centro Novo e Junco do Maranhão, na região do Baixo Turi. Em Governador Nunes Freire, foi recebido pelo vice-prefeito Josimar da Serraria e líderes locais, com os quais discutiu demandas do município. A reunião contou com a presença da primeira-dama, Dona Branca, que representou o prefeito Indalécio. Mais tarde, João Marcelo chegou a Maracaçumé, onde reuniu-se com a vice-prefeita Tina, acompanhada da vereadora Hillary e das principais lideranças políticas maracaçumeenses, com as quais discutiu projetos e ações para reforçar os serviços municipais.
Em Centro Novo, o deputado João Marcelo foi recebido pelo ex vice-prefeito Pedro Teixeira e seu filho, o vereador Mazinho, presidente da Câmara Municipal, acompanhados de lideranças políticas e empresários locais. A incursão no Baixo Turi terminou em Junco do Maranhão com uma reunião liderada pelo ex-prefeito Zé Ricardo e contou com a participação da vereadora Maria Lionalva e do ex-prefeito Mazinho e líderes locais.
Os dois municípios da região do Gurupi, Amapá do Maranhão e Luís Domingues, foram visitados no dia 28, domingo. No primeiro, o deputado João Marcelo reuniu-se com a prefeita Tate do Ademar e com vereadores, líderes políticos e empresários com os quais discutiu os problemas e os rumos políticos do município. A jornada pelas três regiões terminou em Luís Domingues com um encontro com o prefeito Gilberto, ex-prefeitos, vereadores e demais líderes da política local.
Ao avaliar a maratona política, o deputado João Marcelo, disse que foi exaustivo visitar nove municípios durante um final de semana, mas definiu o resultado como “muito gratificante”. “Explicou: “Atuo diariamente, na Câmara Federal, em favor dos municípios maranhenses. Voto pela aprovação de todas as matérias que contribuam para o crescimento deles. E coopero com os prefeitos no implemento de ações que impactam positivamente na vida dos cidadãos maranhenses”.

Matéria extraída do face book do Deputado. 

Governo garante a Maranhão que acordo sobre Alcântara não atropela a legislação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, e Comunicações e a Agência Espacial Brasileira garantiram ao deputado federal Waldir Maranhão, que as negociações de um acordo com os Estados Unidos para uso da Base de Alcântara não ferem a legislação brasileira.
Deputado Federal Waldir Maranhão. 

A resposta está num ofício encaminhado ao parlamentar nesta semana. Maranhão pediu informações acerca das negociações que serão conduzidas pelo Ministério das Relações Exteriores.

O governo federal garante que a celebração do acordo é de interesse dos dois países. “Para o Brasil trata-se de acordo essencial para o pleno desenvolvimento do programa espacial nacional e do CLA, dado que permitirá o lançamento, a partir de Alcântara, de objetos espaciais de qualquer país que contenham componentes de origem norte-americana”.

O requerimento de Waldir Maranhão, apresentado em abril, pedia vários esclarecimentos sobre o andamento e legalidade do acordo. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, as negociações se referem “apenas a questões de propriedade intelectual de ambos os países (as chamadas salvaguardas tecnológicas”), que seriam instrumentos “padrão na área espacial e buscam proteger as tecnologias dos signatários contra cópia ou pirataria”.

De acordo com o ministro, o Brasil possui acordos de salvaguardas tecnológicas em vigor com a Ucrânia e Rússia, “que foram aprovados pelo Congresso Nacional” e que tratam “dos mesmos temas que o acordo a ser proposto ao lado americano”.

Emenda parlamentar de Rubens Junior garante climatização de salas da UFMA


Na manhã desta segunda-feira (29), o deputado Rubens Junior (PCdoB) visitou a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e acompanhado da reitora Nair Portela e professores, visitou salas de aulas que receberam climatização por conta de uma emenda parlamentar de sua destinação. “É uma alegria enorme voltar na Universidade que me formei. Hoje posso ver que a realidade mudou e melhorou. Fico feliz como parlamentar por poder contribuir na qualidade da educação no meu estado” disse Rubens Junior.
Receberam ar-condicionado as salas do Centro de Ciências Sociais (CCSo), o que garante maior conforto aos alunos da universidade. “Melhorou muito a qualidade das aulas depois da climatização. Nossa cidade é muito quente e por muitas vezes era impossível manter a concentração nas aulas. Agora temos conforto e mais qualidade no ensino”, disse o aluno Antônio Soares.
O reconhecimento do trabalho vem de todos os lados. “Ficamos extremamente gratos quando sabemos que podemos contar com parlamentares como o deputado Rubens júnior, que pensa na educação. Garantir conforme é indiscutivelmente garantir melhor qualidade de ensino”, afirmou a reitora Nair Portela.
O corpo docente também fez questão de destacar o empenho de Rubens Junior para garantir condições dignas aos estudantes. “Nós professores também sofríamos com a calor. Agora está bem melhor para trabalhar”, afirmou o professor de direito, Felipe Camarão.
O deputado Rubens Junior reforçou o empenho do seu mandato para garantir melhorias para a UFMA e garantiu que trabalhará para que outros benefícios cheguem a essa universidade.

Vanderly é eleita vice-presidente do Consócio Intermunicipal do Baixo Parnaíba.

A prefeita de Anapurus Vanderly de Sousa, foi eleita vice-presidente do Consócio Intermunicipal do Baixo Parnaíba, tendo como Presidente, Iracema Vale, prefeita de Urbano Santos. 
Os municípios que compõem o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Baixo Parnaíba se reuniram em Urbano Santos, numa assembleia de criação do consórcio, realizada sexta-feira,26 de maio.
O encontro foi coordenado pelo secretário geral da Federação dos Consórcios Intermunicipais do Maranhão, Ronald Damasceno, onde estiveram presentes os prefeitos de Mata Roma, Brejo, Nina Rodrigues e Vargem Grande, além de vereadores dos municípios da região.
O deputado Federal Aluízio Mendes esteve participando do evento e se colocou a disposição da instituição. 
Na assembleia também foi destacada a importância dos atrativos turísticos como instrumentos para o desenvolvimento do Baixo Parnaíba. O assessor especial do Ministério do Turismo, Luis Vannuci, participou do encontro e reafirmou que o governo federal priorizará os investimentos onde haja uma articulação regionalizada dos municípios. A reunião finalizou com uma visita ao parque municipal e ao santuário Sagrado Coração de Jesus, pontos turísticos de Urbano Santos.
A vice-presidente do Consócio Intermunicipal do Baixo Parnaíba, Vanderly de Sousa, prefeita de Anapurus, gradeceu aos colegas por lhe confiar ao cargo e reafirmou o seu compromisso de lutar de forma coletiva em prol de todos os  municípios. Para Vanderly a forma unificada de buscar recursos e melhor  qualidade de vida para a população é algo importante e oportuno.  
Com informações do Blog do Jorge Aragão. Foto, Blog do Jorge Aragão.