quarta-feira, setembro 18, 2019

Senador Roberto Rocha propõe extinção de nove impostos no seu parecer da Reforma Tributária

O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) vai apresentar na quarta-feira (18) o relatório da reforma tributária (PEC 110/2019) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta, que prevê a extinção e a unificação de tributos, é o primeiro item da pauta da reunião do colegiado.
A PEC 110/2019 extingue os tributos IPI, IOF, PIS/Pasep, Cofins, Salário-Educação, Cide-combustíveis e CSLL (federais); ICMS (estadual); e ISS (municipal). No lugar deles, será criado um imposto sobre o valor agregado sobre bens e serviços, de competência estadual, chamado de IBS, e um imposto sobre bens e serviços específicos, o Imposto Seletivo, de competência federal.
Segundo o relator, a reforma tributária deverá reduzir a taxação sobre o consumo e aumentar sobre a renda, a exemplo de salários e bens.
Força Nacional – Além da reforma tributária, a pauta da CCJ conta com outros 25 itens, entre eles, uma proposta de emenda à Constituição para tornar permanente a Força Nacional de Segurança Pública (PEC 19/2019).
A proposta, da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), altera o artigo 144 da Constituição de 1988 para incluir a Força Nacional entre os órgãos que compõem o aparato da segurança pública nacional. Criada por meio do Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os estados e a União Federal, a fim de executar, através de convênio, atividades e serviços de preservação da ordem pública.
Atualmente, a Força Nacional é composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e Distrito Federal recrutados por meio de convênios. O relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou emenda que prevê a instituição de quadro próprio da Força Nacional de Segurança Pública, com cargos providos por concurso público de provas ou de provas e títulos em suas classes iniciais.
Veja aqui os tributos citados no texto e suas abreviaturas:
  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados
  • IOF: Imposto sobre Operações Financeiras
  • PIS/Pasep: Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público
  • Cofins: Contribuição de Financiamento da Seguridade Social
  • Cide: Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico
  • CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
  • ISS: Imposto sobre Serviços
  • IBS: Imposto sobre Bens e Serviços
(Agência Senado com foto de Jefferson Ruddy/AS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário