quinta-feira, setembro 12, 2019

No Setembro Amarelo, escolas de Duque Bacelar recebem palestras sobre prevenção ao suicídio


Durante todo esse mês, os profissionais de saúde da Prefeitura de Duque Bacelar estão promovendo a Campanha Setembro Amarelo, com várias ações no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Dentre as ações,  palestras e rodas de conversas acontecem nas escolas municipais e estaduais, com foco entre os jovens, crianças e adolescentes. 


No Brasil, a campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de dar visibilidade à causa, no mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.


Em Duque Bacelar, é possível buscar atendimento com diversos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF que atuam  nas Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família, com atendimentos de forma individual e de grupo, visitas domiciliares e reuniões familiares de caráter informativo, incluindo orientação e acolhimento. 


Para a Secretária de Saúde, Kamila Santana, essas atividades são de grande importância e podem salvar vidas. “Todas as nossas equipes estão empenhadas nessa campanha, pois conversar ainda é a melhor solução. Essas rodas de conversa nas escolas, nas unidades de saúde e em vários outros ambientes, contribuem de forma positiva sobre a importância do viver”, destacou  a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário