O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou hoje, 18 de fevereiro de 2025, o novo sistema do Cadastro Único (CadÚnico) durante o evento "Novo Cadastro Único - Porta Aberta para Direitos", realizado em Brasília. A reformulação do sistema visa modernizar e agilizar o atendimento às famílias de baixa renda, além de aumentar a segurança e combater fraudes.
Entre as principais novidades, destaca-se a automatização do preenchimento das informações das famílias, reduzindo erros e tornando o processo de cadastramento mais eficiente. O novo sistema permitirá o cruzamento automático de dados com diversas bases do Governo Federal, como Receita Federal, Previdência Social e Sistema Único de Saúde (SUS), agilizando processos que antes levavam meses para serem concluídos.
Além disso, o CadÚnico contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento para prevenir fraudes cibernéticas e outros tipos de irregularidades. A base de dados será armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), fortalecendo a agilidade e a capacidade de análise das informações.
Para garantir a implementação eficaz do novo sistema, gestores e operadores do CadÚnico que atuam nas unidades de atendimento da assistência social receberão treinamentos específicos. A previsão é que o novo sistema entre em operação a partir de março de 2025.
O Cadastro Único é um registro público eletrônico que coleta, processa e dissemina informações para identificar e caracterizar socioeconomicamente as famílias de baixa renda, servindo como porta de entrada para mais de 40 programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Minha Casa, Minha Vida
O deputado maranhense compartilhou em suas redes sociais.
"Lançamento do Novo Cadastro Único! Um marco na luta contra a fome, no fortalecimento da assistência social e na promoção do desenvolvimento para quem mais precisa. #CadÚnico," disse ele
Nenhum comentário:
Postar um comentário