terça-feira, outubro 31, 2017

Uma data a ser lembrada. Por Magno Bacelar

Nossa querida Coelho Neto completa mais um aniversário. Muito jovem, mas com uma bela história de lutas e progresso, nasceu Curralinho às margens do rio Parnaíba. Denominação que a caracteriza ser originária de colonização pelas famosas “entradas” que se fizeram no Brasil do litoral para o cento do país.
A denominação “curralinho”, às margens de um rio navegável, significava um ponto de apoio ou entreposto para as caravanas que, partindo do litoral, foram ocupando as terras do interior do Brasil. No caso de nosso torrão, os colonizadores partiram de Parnaíba no litoral piauiense. O fato confere importância histórica à pequena e antiga vila que evoluiu para cidade até se transformar na hoje histórica e próspera Coelho Neto da qual tanto nos orgulhamos. Nova, portanto, é a nossa emancipação política hoje com apenas 123 anos.
Durante longos e penosos anos, desde a chegada dos colonizadores, o pequeno e pobre povoado, que já foi termo de Buriti, ficou estagnado dependente de rústica pecuária e agricultura rudimentar. Praticamente sobrevivendo do extrativismo, pesca, caça, cata de frutos silvestres. Período em que não houve progresso, apenas alguns comerciantes e latifundiários se locupletaram da ignorância e fragilidade popular, período em que não se fez história, fomos tão somente coadjuvantes na ópera pífia regida pelos coronéis.  Sobrevivemos graças à natureza pródiga elaborada por Deus.
Com a emancipação, vieram os primeiros benefícios:  Prefeitura, Delegacia de Polícia, Promotoria, Juizado e Câmara de Vereadores. Surgiram os cargos públicos inerentes à burocracia e necessidade de cada setor. Instrumentos decisivos para a representatividade e avanço democrático. Pessoas locais passaram a exigir das autoridades constituídas providências efetivas e que antes dependiam de outras cidades que, logicamente, já se debatiam com os seus próprios problemas. Em fim brotou uma consciência política local e conhecedora de suas necessidades. Em decorrência da legitimidade desta representação popular vieram as estradas, as escolas públicas o posto médico e outros benefícios. Passamos a ser uma unidade da Federação com representantes estaduais e federais. “ Aparecemos na foto” no dito popular.
Na era Vargas e consequente instalação do Estado Novo, título bonito para a ditadura implantada, perdemos a representação política face ao fechamento das casas do legislativo em todos os níveis. Os anos ditatórias simbolizam atraso e escuridão para as consciências cívicas. Há que ser considerada, também, a coincidência com a Segunda Guerra Mundial. A bravura de nossos conterrâneos (homens e mulheres) nos ajudou a atravessar mais esta barreira capaz de ofuscar e impedir avanços matérias e culturais.
Celebrada a paz mundial e extirpada a Ditadura Vargas, voltamos a normalidade democrática com a Constituinte de 1946 que fortaleceu, ainda que pouco, a municipalidade brasileira. Todos estes fatos exigiram a participação das gerações que nos antecederam e fizeram a história chegar aos anos sessenta quando Coelho Neto experimentou uma mudança total em seu destino. Foi quando empreendedores e idealistas locais sonharam e criaram as indústrias que, uma vez implantadas, transformaram o município no mais próspero do Maranhão colocando o Estado no mapa industrial do país.
Em decorrência da geração de emprego para cá acorreram brasileiros oriundos de todo o Nordeste. Dobramos, em dezenas de vezes, o número de habitantes apesar de havermos cedido grandes áreas para a instalação de dois novos municípios (Afonso Cunha e Duque Bacelar). Além de criar emprego e renda o Município de Coelho Neto passou a ser o maior arrecadador de impostos para o Estado. Vivemos tempos gloriosos de desenvolvimento em todos os setores da atividade humana. Lamentavelmente o Grupo que sucedeu os nossos pioneiros se limitou a explorar os trabalhadores e a terra. Não modernizou as indústrias regredindo ao extrativismo primitivo. Contudo não há porque nos abater, o que foi conquistado não se perde com o fracasso de uma empresa, outras virão. As agruras que temos amargado fortalecem nossos espíritos para novos embates e conquistas.
O desenvolvimento cultural e o exercício da cidadania nos levaram a outras conquistas dentre elas a liberdade, a mais cobiçada de todas as aspirações ao longo da história da humanidade. O povo altaneiro deste município acaba de dar uma demonstração cabal e indelével de maturidade ao eleger um prefeito cujo compromisso com a cidadania foi capaz de superar os carcomidos métodos até então utilizados. De uma só vez o eleitor sepultou a prepotência, a corrupção eleitoral, a intimidação e a demagogia.  E mais importante desmistificou a mau fadada fama de que em Coelho Neto se vende voto. Ecoou, em todo Maranhão, o brado de independência que fez surgir nova maneira de fazer política e florescer a autoestima que parecia entorpecida pelas frustrações.
Cada geração escreve sua página na história da humanidade.  Com muita bravura estamos construindo um futuro mais digno e no qual a última eleição de Coelho Neto será um dos destaques, com certeza.
Temos história e coragem para reconstruir um novo caminho. Nada a lamentar, somos felizes e agradecemos a Deus por nos ter propiciado este berço do qual tanto nos orgulhamos. Para a frente e para o alto terra querida. Salve Coelho Neto, salve o seu grande povo.
*Dr. Magno Bacelar é advogado e exerceu os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador da república, vice-prefeito de São Luís e prefeito de Coelho Neto.

Homenagem do vereador Rafael, pelos 124 anos de Coelho Neto.


Coelho Neto, a cidade que nasci, que nasceram meus filhos, terra onde eu moro, onde eu vivo e sobrevivo, por você eu trabalho, pelo teu povo eu luto por dias melhores, hoje você sofre, sofre de um mal chamado "escolha errada", mais que está servindo de aprendizado, o bom é saber que o teu povo não se curva e não se cala.


Coelho Neto, conte comigo para escrever a tua história, uma história de sacrifícios, de lutas e de glórias, uma história de vitórias, por ti ainda vou trabalhar muito, tenho certeza disso.
Feliz Aniversário Coelho Neto.
Parabéns pelos seus 124 anos.

31 DE OUTUBRO, COMPLETA 500 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE! DEUS SEJA LOUVADO!


Homenagem do deputado Fábio Braga a Coelho Neto.


PARABÉNS COELHO NETO PELOS SEUS 124 ANOS HOMENAGEM DE EZEQUIAS MARTINS


Homenagem do vereador Marcos Tourinho a Coelho Neto pelos 124 anos

Almejamos que as conquistas do município sejam sempre em prol de todos, demonstrando que cabe a nós fazermos o amanhã, na incessante busca do caminho correto por um município mais digno com os direitos cada vez mais concretizados.


 Parabéns a todos que cumprem o seu dever, sempre fazendo o melhor por Coelho Neto, também aqueles que buscam novas ideias e aceitam os desafios. É com essa ideologia e princípio que alcançaremos os objetivos, deslumbrando o sucesso vindouro.

Um passado de glórias, um presente de desafios, um futuro promissor. São 124 anos de muita história e conquistas. Minhas felicitações à população de Coelho Neto que constrói e colabora a cada dia para o desenvolvimento deste belo município.

Parabéns Coelho Neto-MA pelo seu aniversário! a cada munícipe que tem ajudado a construir uma belíssima historia.

Homenagem do Vereador Marcos Tourinho!

Ferraz: um marco histórico da Politica de Coelho Neto, nestes 124 anos!

Nesta terça-feira, 31 de outubro, quando Coelho Neto, estar completando 124 anos de emancipação politica, o Blog do Ezequias Martins, presta uma homenagem póstuma mais do que justa ao um lendário líder de nossa politica, chamado Ferraz.


José Ferraz de Castro foi um comerciante natural de Teresina residente em Coelho Neto, nos anos 80, que aceitou um dos maiores desafios da época que foi ser o primeiro candidato a prefeito das oposições, dos tempos recentes em 1982. Sua esposa era Dona maria do Socorro. 

Sua candidatura aconteceu pelo PMDB, o antes MDB, como símbolo de combate e resistência a Ditadura, e contou com apoio de lideres juvenil e de muitos idealistas que ousava a discordar dos “modus operandi” em que se faziam politica em Coelho Neto.

A candidatura do Ferraz representou muito e deu uma importante contribuição para o sistema politico de Coelho Neto, chegando a eleger três vereadores: Reginaldo Sousa, José Farias e Nestor Sávio, e revelou muitos lideres que até hoje estão na lida politica e outros que já não estão mais, mas contribuíram tanto com nosso município.  

Coelho Neto não estaria como está hoje, não fosse o projeto politico de Ferraz que além de nortear muitas coisas deu voz e vez a uma oposição que para a época fez um grande serviço para a consolidação de redemocratização que chegaria logo mais tarde.

Mesmo diante da inegável contribuição de Ferraz Infelizmente a Câmara Municipal de Coelho Neto, e nem um gestor lembrou até agora de homenageá-lo dando o seu nome a nada.

Ferraz não só contribuiu com Coelho Neto, como candidato a prefeito, mas também como importante comerciante que foi um dos maiores compradores de gêneros alimentícios e babaçu no município.

Então nestes 124 anos de emancipação politica de Coelho Neto, lembrar-se deste bravo Guerreiro é um ato de justiça e ainda de contribuição com a história de nosso município, do ponto de vista politico e econômico.




Homenagem do vereador Júnior Santos a Coelho Neto, pelos seus 124 anos

Vereador Júnior Santos e sua esposa. 
“Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um”.

“Neste 31 de Outubro desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos, que ajude preparar as crianças e jovens, neste processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro! Desejamos que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma cidade mais justa.

Parabéns gente guerreira que tem vontade de vencer!


Essa é a homenagem  do Vereador Junior Santos

Homenagem de Raimundo Silva a Coelho Neto, pelos seus 124 anos.

Coelho Neto hoje, 31 completa 124 anos de emancipação politica. O aniversário de nosso Município é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, por tudo que ele representa para nós e, para o Maranhão, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações é continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Com muito orgulho e prazer digo Parabéns Coelho Neto, pelos 124 anos. 

Homenagem de Ilson do Baiano à Coelho Neto pelos seus 124 anos


Almejamos que as conquistas de Coelho Neto, sejam sempre em prol de todos, demonstrando que cabe a nós fazermos o amanhã, na incessante busca do caminho correto por um município digno com os direitos cada vez mais concretizados.

Parabéns a todos que cumprem o seu dever, sempre fazendo o melhor; também aqueles que buscam novas ideias e aceitam os desafios. É com essa ideologia que alcançaremos os objetivos, deslumbrando o sucesso vindouro.

Coelho Neto tem um passado de glórias, um presente de desafios, um futuro promissor. São 124 anos de muita história e conquistas. Minhas felicitações à população que constrói e colabora a cada dia para o desenvolvimento de nosso Coelho Neto.  


Parabéns Coelho Neto; são as felicitações do empresário Ilson do Baiano, nos 124 anos de emancipação politica de nosso Município. 

Em 10 meses de gestão, Compra Local Municipal já investiu quase 700% a mais do que foi aplicado em 2016 em São José de Ribamar

Em pouco mais de dez meses de gestão pública, a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), vem investindo fortemente na chamada agricultura familiar e pesca artesanal.

No total, já foram aplicados só este ano quase R$ 450 mil reais na compra direta de produtos da agricultura familiar, por meio do Compra Local Municipal, isso sem falar dos investimentos feitos em outros programas que estão sendo executados no município.

O programa, que aplica recursos próprios exclusivamente do município para compra de alimentos do setor, além de fortalecer a economia das famílias dos agricultores e pescadores artesanais, também garante a segurança alimentar das crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, composta atualmente por 107 unidades.

Todo o investimento, que até o momento corresponde a 624,94%, em relação ao total gerado em 2016, que não ultrapassou a casa dos R$ 71.000,00 mil reais, reflete não apenas no aquecimento econômico do setor, como também vem garantindo a expansão dos negócios de pequenos agricultores.

Um exemplo é agricultor rural, Ribamar Caldas, que cultiva milho há cerca de 15 anos. Segundo ele, a produção escassa deu vez à colheita semanal do produto, que agora já tem destino certo: complementar a merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. 

“Nossa produção semanal resulta hoje na colheita de cerca de três mil espigas de milho por semana. Pouco a pouco estamos avançando e graças ao escoamento certo da produção, podemos investir com mais segurança no crescimento da plantação”, comemora o agricultor.
Além do Seu Ribamar, o recurso próprio da prefeitura ribamarense, aplicado diretamente no setor, já beneficiou outros 277 agricultores com a compra direta de mais de 67 toneladas dos mais variados alimentos, só este ano. Todo o investimento, de acordo com o prefeito Luis Fernando, retorna não apenas no movimento da economia local, mas reflete na qualidade e em condições dignas para o aprendizado dos alunos.

“A compra da produção é uma forma de incentivar a agricultura familiar, mas tudo é feito obedecendo a critérios rigorosos, que vão desde o plantio, à colheita, além do transporte, que é feito de forma a não comprometer os produtos”, explicou o prefeito, enaltecendo também o escoamento direto dos alimentos para as escolas, o que vem refletindo numa melhor condição de aprendizado dos alunos.

Além das escolas da rede municipal de ensino, todos os produtos adquiridos por meio, do Compra Local, seguem para o consumo da Cozinha Escola, Entidades Filantrópicas, além de escolas comunitárias e instituições que cuidam de pessoas vulneráveis. O secretário de agricultura, Isaac Buarque de Holanda, reitera que o objetivo é incentivar cada vez mais o plantio assistido dos agricultores como forma permanente de produção local.

"Temos uma agricultura forte que precisa ser estimulada cada vez mais. E é exatamente isso que o prefeito vem fazendo. Em menos de um ano já percebemos o avanço positivo que reflete em números a confiança do pequeno agricultor, que tem investido em suas pequenas propriedades, plantado com mais confiança porque já pode contar que a produção tem destino certo: abastecer as escolas e demais equipamentos assistidos pela prefeitura", finaliza o secretário.


Assessoria de Comunicação – ASCOM/SJR
Texto: ASCOM/SJR Fotos: Wanderson Silva

Emenda de Hildo Rocha assegura implantação de Centros de Convivência de Idosos em Estreito e Itapecuru-Mirim


O deputado federal Hildo Rocha foi recebido em audiência pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário. Osmar Terra confirmou que os recursos para a implantação do primeiro Centro de Convivência de Idosos da Região Tocantina, que será construído na cidade de Estreito, já estão empenhados. “Além da unidade de Estreito, o município de Itapecuru-Mirim também será beneficiado com a implantação de um Centro de Convivência de Idosos, com recursos de emenda parlamentar de minha autoria”, destacou Hildo Rocha.
Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
Ainda durante o encontro, Rocha cobrou a liberação de recursos referentes ao co-financiamento do governo federal, paraCentros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados em diversos municípios maranhenses que não estão recebendo os repasses conforme previsto nos pactos firmados entre a união e os municípios.
Os Cras são portas de entrada da Assistência Social destinados ao atendimento prioritário de comunidades residentes em áreas de maior vulnerabilidade social. “Nesses locais são oferecidos serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A falta de repasses, por parte do governo federal, implica em despesas extras para os municípios e muitas prefeituras não têm condições de bancar o funcionamento dos Cras apenas com recursos próprios”, observou Hildo Rocha.
Comunidades quilombolas
A pedido do ex-vereador de São Luis, Fábio Câmara, que também participou da audiência, o deputado Hildo Rocha, apresentou pleitos referentes à produção agrícola e segurança alimentar de comunidades quilombolas do Maranhão. 

segunda-feira, outubro 30, 2017


Fiéis de todo mundo celebram terça (31) 500 anos da Reforma Protestante

Nesta segunda-feira (30), por exemplo, no Senado Federal, religiosos participaram de uma sessão especial, com a presença do coral da Igreja Presbiteriana de Brasília. A Câmara Municipal de Juiz de Fora, em Minas, fez uma sessão solene também. E um culto na noite desta segunda na Igreja do Nazareno Central de Campinas, São Paulo, reuniu fiéis das igrejas luterana, presbiteriana, metodista, batista e anglicana.


O centro mundial dessas celebrações é Wittenberg, o vilarejo alemão onde nasceram as ideias que provocaram a maior divisão da história do cristianismo.

No século XVI, em um tempo em que as mentes humanas se iluminavam depois da Idade Média, o monge alemão Martinho Lutero se uniu a outros pensadores da Europa e denunciou os abusos que vinham sendo cometidos pela Igreja Católica à qual ele também pertencia.


Usou de uma nova tecnologia, a imprensa, para multiplicar seus escritos e fazê-los percorrer a Alemanha e o mundo. Traduziu a Bíblia para o alemão e conseguiu acabar com as missas em latim para que as pessoas pudessem finalmente entender o que os pregadores diziam.


Lutero era revolucionário, mas não rompia completamente com a tradição cristã. Acreditava no "terrível poder do diabo", pensava ser justo e necessário matar as bruxas nas fogueiras, e acreditava profundamente nas ideias do apóstolo Paulo, afirmando que "o justo viverá da fé", querendo dizer que "a vontade humana não é livre para fazer o bem", porque, Lutero dizia, "não existe livre-arbítrio; o homem às vezes busca o que é bom e nobre, tenta se aproximar de Deus, mas age por culpa e egoísmo”.


No entendimento de Lutero, é Deus que torna um homem bom ou justo, e a salvação só existe com uma experiência pura de fé em Cristo. Os reformadores queriam acima de tudo "sola scriptura", ou seja, fidelidade absoluta ao que dizem os evangelhos. Daí terem sido chamados de evangélicos ou protestantes.

Doutor Lutero, como era conhecido por causa da formação acadêmica, vivia em um antigo convento em Wittenberg. O interessante desse ambiente é que ele nos faz voltar no tempo e imaginar o que acontecia ali quando Lutero se reunia com estudantes, trabalhava, escrevia e, principalmente, pensava sobre a reforma que ele estava fazendo no mundo cristão.  

No dia 31 de outubro de 1517, 500 anos atrás, em uma porta na entrada da igreja do castelo de Wittenberg, Lutero pregou seu grande manifesto: um documento com 95 afirmações profundamente críticas à venda de indulgências  pela Igreja Católica. Religiosos concediam o perdão divino em troca de dinheiro ou de bens dos fiéis. Eram pessoas que queriam pagar por seus pecados ainda aqui na Terra pensando que, com isso, garantiriam a entrada no reino dos céus. Mas Lutero entendia que, de acordo com as escrituras, isso jamais seria possível.


Em uma das teses mais duras pregadas na porta da igreja, Lutero afirmava que os religiosos que vendiam perdão estavam pregando "doutrinas humanas que dizem que assim que o dinheiro entra no cofre a alma sai voando do purgatório".


Por fim, Lutero atacava também a riqueza acumulada pelo Vaticano. "Os verdadeiros tesouros da Igreja, de onde o papa distribui indulgências, não são suficientemente discutidos ou conhecidos pelo povo de Cristo", ele dizia.


Por causa do ato de Lutero, a Igreja do Castelo, que também é conhecida com a Igreja de Todos os Santos, se tornou um marco do começo da Reforma Protestante. E até hoje, principalmente agora, nas celebrações dos 500 anos, pessoas do mundo inteiro vão até lá prestar homenagens ao homem que ousou desafiar a Igreja Católica num tempo de trevas e acabou mudando os rumos da história.
O monge alemão entrou em uma disputa tão perigosa com a Igreja que precisou passar um ano escondido em um castelo.

Quando voltou a Wittenberg, não mais católico, ele rejeitou a ideia de que padres deveriam ser celibatários e se casou com uma freira que abandonou o convento. Passou a criticar o que dizia ser um excesso de sacramentos e dogmas impostos pela Igreja. Foi repreendido pelo Papa, mas jamais se desculpou.

Voltando ao que se entendia serem as origens do cristianismo, surgiram as igrejas luteranas, presbiterianas e muitas outras denominações, que mais tarde chegariam também ao Brasil.
A Igreja Católica sentiu o golpe e viu uma debandada de fiéis. Muitos protestantes foram perseguidos e algumas décadas depois veio uma guerra terrível pela Europa. De um lado nações católicas, do outro, protestantes.

Em termos religiosos, a reação do Vaticano veio no Concílio de Trento, em 1545. Foi quando começou a chamada Contrarreforma, uma tentativa católica de recuperar os fiéis perdidos.
Só cinco décadas depois daquele 31 de outubro de 1517, a venda de perdão, a venda de indulgências, foi proibida pelo Vaticano. As feridas entre católicos e protestantes jamais foram completamente curadas. Ainda que, recentemente, e muito lentamente, venha surgindo um movimento de reaproximação.

Assista ao vídeo da reportagem completa  



  

CRIME BÁRBARO! Idosa de 74 anos é estuprada no Maranhão




(Com informações do G1MA)
Uma idosa de 74 anos foi estuprada no município de Timbiras, a 316 km de São Luís. A idosa que é deficiente visual foi estuprada por dois irmãos identificados como Francinaldo de Sousa Silva e Fábio de Sousa Silva.
Eles foram denunciados pela a Polícia Civil por terem violentado sexualmente uma mulher no povoado Chapéu, situado na zona rural de Timbiras. O caso chocou a população porque os irmãos usaram de extrema violência.
Segundo o delegado Gilvan Lucas de Sousa, em depoimento eles confessaram tudo e deram detalhes de como agiram aproveitando-se do fato de que o companheiro da idosa havia saído de casa.
“A idosa estava deitada numa rede quando um dos indivíduos cortou o punho da rede e a senhora caiu ao chão. Eles a amordaçaram com um pano e violentaram a idosa”.
Os dois irmãos já foram transferidos de Timbiras para o presídio regional da cidade de Codó. Francinaldo de Sousa Silva e Fábio de Sousa Silva serão indiciados pelo crime de estupro de vulnerável.

Prefeito de Duque Bacelar participa de missa em comemoração ao dia Nacional da juventude.

O prefeito de Duque Bacelar Jorge Oliveira participou de uma missa em ações de graças nas comemorações do dia Nacional da juventude, na manha deste domingo 29 de outubro.



O oficio religioso foi organizado pela Paroquia de São José na Beira Rio e centenas de católicos participaram do evento, onde também foram comemorados os 03 anos da Semana Missionaria.  

“Toda e qualquer ação que seja realizado em benefício da nossa juventude deve ser prestigiada e apoiada. Nosso governo acredita que não será possível construir uma cidade justa e próspera sem a efetiva participação dos nossos jovens. Está de parabéns a todos os envolvidos nesta celebração”, disse o prefeito.

Jorge Oliveira é um parceiro da Paroquia de São José muito antes de exercer qualquer cargo politico no município...

Fotos da assessoria 


Aclamado pelos prefeitos em São Mateus, Zé Reinaldo lança carta de compromisso com os municípios

Em grande manifesto realizado realizado na noite deste sábado, o deputado federal Zé Reinaldo (PSB), recebeu apoio de mais de 80 lideranças políticas, entre prefeitos, vices-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e comunitários, em sua caminhada rumo ao Senado.

O evento, denominado de II Encontro da Gratidão, ocorreu na cidade de São Mateus, na região do Médio Mearim, e ratificou, mais uma vez, a adesão do movimento municipalista maranhense à pré-candidatura do parlamentar ao Senado, em 2018.
Na oportunidade, ao agradecer as diversas manifestações de carinho e de reconhecimento a sua trajetória política, Zé Reinaldo entregou aos presentes documento, intitulado de Carta de Compromisso com os Municípios, no qual elencou uma série de ações que pretende desenvolver na Câmara Alta em prol do fortalecimento das cidades.
O Encontro foi realizado no período da noite no Centro dos Amigos de Miltinho Aragão, localizado no bairro Vila Barreto. O espaço leva o nome do prefeito reeleito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB), organizador da reunião juntamente com outros gestores municipais, dentre eles o prefeito e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, que lançou a pré-candidatura de Zé Reinaldo no mês de maio, em Tuntum.
Além de prefeitos e prefeitas, participaram do ato deputados federais; deputados estaduais; vice-prefeitos; vereadores; ex-prefeitos; e lideranças partidárias e do segmento comunitário.
“Zé Reinaldo foi o governador que mais ajudou e investiu nos municípios. Além disso, foi o responsável pelo rompimento de um ciclo político nefasto que durante quase 50 anos prejudicou o Maranhão. Tenho certeza que será o melhor e o maior senador municipalista que o nosso estado já teve”, disse Aragão.
Avaliação semelhante fez o deputado federal e coordenador da Bancada Maranhense em Brasília, Rubens Pereira Júnior (PC do B).
O parlamentar fez questão de elencar os vários atos de desprendimento político adotados pelo ex-governador e que resultaram, por exemplo, nas eleições de Jackson Lago (PDT) governador e de Flávio Dino (PC do B) deputado federal, em 20006.
“Em três oportunidades [2006, 2010 e 2014], em prol da unidade política de nosso grupo, Zé Reinaldo abdicou do projeto de chegar ao Senado. Poucos são os políticos no Brasil que possuem a sua trajetória e, ao mesmo tempo, sua humildade. Em 2018, será o ano do Zé Reinaldo. Será o ano no qual o povo maranhense o elegerá senador. Tenho certeza e total confiança que ele mostrará, de fato, para que serve um senador”, afirmou.

Para Cleomar Tema, o apoio dos prefeitos e prefeitas à pré-candidatura do atual deputado federal é um gesto de reconhecimento e de esperança em dias melhores para o movimento municipalista.

“Os gestores apoiam Zé Reinaldo porque reconhecem o seu trabalho enquanto governador e político que já exerceu vários mandatos e cargos importantes. Ele sempre trabalhou pelo desenvolvimento dos municípios. E será, tenho certeza, o primeiro senador verdadeiramente municipalista do nosso estado”.
Fundador do PDT no Maranhão e representando o prefeito Luciano Leitoa no evento, Chico Leitoa, ex-prefeito de Timon, destacou o papel fundamental que Zé Reinaldo teve enquanto líder político que elegeu Jackson Lago e rompeu o ciclo político dos Sarneys.
Ele também criticou veementemente o senador Roberto Rocha (PSDB), eleito em 2014 com o apoio do governador Flávio Dino.
Eleita para o seu primeiro mandato na cidade de Nova Iorque, a jovem prefeita Mayra Guimarães (PSL) disse ter ficado honrada em ter a oportunidade de declarar apoio ao ex-governador.
“Meu pai, quando foi prefeito de Nova Iorque, contou com a ajuda do governador Zé Reinaldo. Ele sempre me falou que o Zé foi o governador que mais olhou para as cidades. Por isso, tenho certeza que o meu amigo Zé Reinaldo será um excelente senador municipalista, preocupado com a situação das cidades”.
Em seu discurso, José Reinaldo leu a Carta de Compromisso com os Municípios.
Ele garantiu que, na Câmara Alta, trabalhará incansavelmente para trazer novos investimentos para as prefeituras maranhenses.
Zé Reinaldo criticou o recente episódio ocorrido em Brasília no qual a Bancada Maranhense no Senado retirou parte do valor das emendas impositivas que seria destinado para investimentos no setor da saúde dos municípios.
O ex-governador e deputado federal também agradeceu o apoio de Flávio Dino que, segundo ele, realiza uma gestão eficiente e que vem conseguindo mudar a realidade do Maranhão.
“Vamos continuar seguindo em frente, levando nossa pré-candidatura e nossas propostas para todo o estado. Tenho muito amor pelo Maranhão e, no Senado, transformarei esse sentimento em ações concretas e que resultem em investimentos que beneficiem os municípios e suas populações”, comentou.

domingo, outubro 29, 2017



Projeto Maria Lucena fica Fit lidera 2ª Caminhada contra o câncer de mama em São Domingos do MA.



A enfermeira e vereadora de São Domingos do Maranhão Patrícia Lucena, através do projeto “Maria Lucena fica Fit” realizou a 2ª caminhada de conscientização contra o câncer de mama, nas Ruas movimentando o município.

 O evento aconteceu nesta sexta feira, 27 de outubro, com o sorteio de vários prêmios relacionados à saúde e estética da mulher, assim como a noite da beleza com alta maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele, assim como procedimentos voltados pra saúde.  O evento contou ainda com uma importante palestra do renomado médico Dr. Marcelo Lucena.

O evento contou com a participação das mulheres da sede e da zona rural; da Procuradora da Mulher a deputada estadual Valéria Macêdo e seu esposo Dr. Marco Aurélio.
A concentração aconteceu na Praça da Bíblia indo até ao farol.

A vereadora Patrícia Lucena agradece o apoio do locutor Boca Bruno Almeida; de Dr. Ciro Neto e da vereadora Valéria Brandão, da Dra. Rosana Machado, e os demais apoios dos empresários e comerciantes que apoiaram a causa.

A iniciativa da vereadora Patrícia Lucena mostra compromisso com a população que o elegeu e, sobretudo a sua capacidade e competência de mobilizar e realizar
     





Assista ao vídeo de um pouco do que foi a grande festa. 

O Advogado Parnaramense Dr. Lucas Veloso participou da comissão que trouxe o Embaixador de Israel Yossi Shelley e sua Embaixatriz Dina Shelley ao Maranhão.







Na última semana, Dr. Lucas Veloso acompanhou o Embaixador de Israel durante seus compromissos no Maranhão, entre visitas institucionais,  aos órgãos do Governo do Estado e Empresários Maranhenses. A agenda  ainda contou com uma Homenagem na Assembléia Legislativa do Maranhão que concedeu ao Embaixador o título de Cidadão Maranhense.

 O objetivo da vinda do Embaixador ao Maranhão é estreitar o laços com o Governo de Israel, ocasionando investimentos e parcerias no Brasil, começando pelo Maranhão.

" Para mim é uma honra  poder contribuir com o desenvolvimento do  nosso querido Estado do Maranhão, desta vez, acompanhando os trabalhos do Embaixador e Embaixatriz de Israel por aqui." Disse Veloso.

O jovem Advogado, que é Multiplicador da ONU/ODS, também já  participou da comissão que trouxe em 2015 o  Embaixador da ONU ao Maranhão, na época Jorge Chediek.

Duque Bacelar é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia do MA em Timon!

A cidade de Timon foi palco na última quarta (25), da abertura da Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão aberta pelo governador Flávio Dino e que contou com a presença de  diversas autoridades. Mais de 3 mil pessoas lotaram os corredores da Cidade da Ciência, montada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na Avenida Teresina.


São 68 estandes de instituições públicas e de ensino, além das mais de 550 atividades, entre mostras científicas, apresentações de pôsteres e diversos trabalhos científicos incluídos na programação.

“Nossa intenção é que a Semana de Ciência e Tecnologia seja de fato estadual, não seja um evento apenas de uma cidade ou região. Timon, no Leste do Maranhão, recebe o evento mais importante na área da Ciência e Tecnologia, um evento que tem dimensão nacional para que haja a dinamização das atividades de ensino e pesquisa, não só na cidade ou na região, mas em todo o estado”, disse o governador Flávio Dino.

Caravana de Duque Bacelar
A cidade de Duque Bacelar se fez presente através de uma delegação coordenada pela 1ª Dama e secretária de Educação Dra Lúcia Oliveira. Ela recebeu os cumprimentos do governador Flávio Dino pela participação no evento e parabenizou a ela e ao prefeito Jorge Oliveira por priorizarem a educação do município.

A delegação formada por estudantes, professores, coordenadores e gestores participaram da abertura da feira que nesta edição como tema ” A matemática esta em tudo”. A cidade teve inscrito e aprovado dois projetos: Laboratório de Matemática Sustentável de responsabilidade da Escola Euzamar Machado Vilar e Sustentabilidade Escolar e Matemática com a Escola Municipal Martinho Marques.
Os dois projetos foram construídos a partir de materiais reaproveitáveis e mostram a dedicação dos gestores Martinho Ribeiro (Escola Euzamar) e Antonia Cleonilda (Ecola Martinho Marques) que abraçaram a idéía.

“Muito interessante para todos foram as trocas de experiências, de conhecimento. Esse intercâmbio enriquece a todos os que participaram deste momento ímpar na educação de Duque Bacelar. Todos os que vieram aprenderam que é possível transformar atravé do conhecimento e do trabalho em equipe”, disse a secretária de Educação Dra Lúcia Oliveira.

O balcão das escolas de Duque Bacelar foi bastante visitado e os alunos com excelente performance, defenderam seus projetos.

ATRAÇÕES
Muitas atrações roubaram a cena do evento e chamaram a atenção dos estudantes como a performance do Robozão da Gazin/Atak, que como o nome já diz, é um robô de 2,6m dançarino que deixou os visitantes do evento eufóricos.

O grupo Ciência em Show, também se apresentou na Semana de Ciência e Tecnologia e deixou os estudantes que visitavam o evento literalmente de cabelo em pé com experimentos sobre a física, matemática e química. Com um show lúdico, os três físicos, Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo buscam ensinar ciência de maneira descomplicada.












 Da Assessoria, com contribuição do site do Governo do Maranhão