Desde que
foi instituída na rede pública estadual de ensino do Maranhão, pelo governador
Flávio Dino, a educação em tempo integral se consolidou no Estado, como um
modelo educacional de êxito, ao formar jovens estudantes como agentes de
mudança e protagonistas, em todas as esferas da sociedade, sobretudo porque
proporciona todas as condições, para que possam escolher e iniciar seus
projetos de vida.
Orgulha-nos
contemplar os resultados dessas escolas, que já passaram de 70, em todas as
regiões do Maranhão, entre Centros Educa Mais e unidades do Instituto Estadual
de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), lembrando que mais de
seis IEMAs iniciarão suas atividades, neste ano letivo de 2021.
O IEMA, por
exemplo, foi primeiro a ofertar, no Brasil, os cursos subsequentes de
Vulcanização e Informática Biomédica, aprovados com Resoluções pelo Conselho
Estadual de Educação do Maranhão, em conformidade com os arranjos produtivos
locais e com a inovação, o empreendedorismo, o trabalho, a pesquisa, a ciência
e a tecnologia. Cabe ressaltar que esses cursos já constam como Cursos
Experimentais, na mais recente edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Agora, será
o primeiro a implementar, já neste ano letivo, a reforma curricular do Novo
Ensino Médio, em observância à Lei 13. 415 de 2017, que altera a LDBEN nº
9.394/96 e de acordo com as resoluções que definem diretrizes curriculares para
o Ensino Médio (Res nº 03/2018) e para a Educação Profissional (Res. nº
01/2021). As 23 Unidades Plenas do IEMA seguirão o modelo curricular do Novo
Ensino Médio, com foco no V Itinerário formativo (formação técnica e
profissional), ao ofertar educação profissional e tecnológica integrada ao
Ensino Médio, em Tempo Integral, com 44 cursos técnicos diferentes, organizados
em 11 eixos tecnológicos. Trata-se de uma ação que, além de ampliar as
possibilidades de aprendizagem, abre novos caminhos para o desenvolvimento de habilidades
e competências, inclusive para a inserção no mundo do trabalho.
Nos Centros
Educa Mais, o Novo Ensino Médio chegará, neste ano, a 12 escolas localizadas em
São Luís, que servirão como piloto para implantação posterior, nos demais
centros das diferentes regionais maranhenses. Na última semana, em parceria com
o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambucano, que
esteve conosco desde o início da implantação do Ensino Médio Integral no
Estado, o Governo do Maranhão promoveu formação para os gestores escolares e
professores, com ênfase na Formação Diversificada do currículo e inovações do
Novo Ensino Médio, à luz do Modelo da Escola da Escolha, que é aplicado nos
Educa Mais. O intuito é engrandecer, ainda mais, a formação dos jovens, como
protagonistas, com novos itinerários formativos, disciplinas eletivas e as
habilidades socioemocionais, que podem ser trabalhadas, processos criativos e o
reconhecimento de potencialidades e valores de mobilização e participação dos
estudantes.
Seguiremos,
assim, ampliando oportunidades com educação pública de qualidade, com
investimentos na formação integral, essencialmente, para aqueles que mais
precisam.
Tenham a
certeza de que, mesmo em meio a um cenário de pandemia e seus impactos
desafiadores, o governo Flávio Dino não baixará a guarda para o combate às
desigualdades educacionais, promoção da dignidade humana e garantia de direitos
à aprendizagem do povo maranhense, sempre com o mesmo espírito combativo de
Paulo Freire, que afirmou: “Enquanto eu luto, sou movido pela esperança; e se
eu lutar com esperança, posso esperar”.
Felipe
Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação e Reitor IEMA
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e
Geográfico do Maranhão
30/01/2021