sábado, junho 20, 2020

A grande “incógnita” neste momento na política de Santa Quitéria é saber que herdará o grupo órfão de Alberto Rocha.


O atual cenário pré-eleitoral em Santa Quitéria continua mostrando três pré-candidaturas fortes como dantes; com a morte do prefeito Alberto Rocha, só mudou um personagem: em tese a prefeita Ana Cláudia disputará a reeleição na posição que ia disputar Alberto, só não há certeza que isso aconteça com o grupo órfão do falecido prefeito, já que ele e a vice-prefeita estavam rompidos.

Mesmo diante do rompimento que existia, nem Sâmia Moreira, e muito menos Manim Leal se habilitam melhor do que Ana Cláudia para agregar o grupo de Alberto ao seu, e se fortalecer para buscar a sua reeleição. Para isso requer bastantes habilidades e decisões que devem ser tomadas no calor do momento porque não há mais tempo a perder.

Antes do falecimento de Alberto, Sâmia Moreira era a pré-candidata com a maior visibilidade de vitória por ter um grupo grande e coeso e já está bem na preferência do povo, mas neste momento com a perda de Ana Cláudia, uma peça forte, é necessário Sâmia correr contra o tempo para fazer a reposição a contento, pra não perder fôlego na corrida.
Manim Leal-pré-candidato a prefeito de Santa quitéria, foto Blog do Neto Pimentel. 

Com essa mudança brusca de cenário o ex-prefeito Manim Leal aparentemente não ganhou nada, mas também não perdeu.  Como não perdeu ele continua intacto e pisou mais forte no acelerador na tentativa de conquistar mais território e se fortalecer na disputa. Com isso o ex-prefeito pode surpreender e ser o vencedor do pleito.

A Prefeita precisa ser bem articulada.

Ana Cláudia, prefeita de Santa Quitéria. foto Famem. 

É claro que a prefeita Ana Cláudia precisa eleger a sua gestão como prioridade neste momento, mas não pode cometer um erro de não fazer política até porque vai precisar muito na garantia da governabilidade. Como ela não era pré-candidata a prefeita, a sua ala política dentro da oposição que agora é governo é muito pequena pra lhe dá sustentação num projeto de reeleição, para tanto é necessário ela ampliar o grupo e por mais que tenha a possibilidade de tirar gente da Sâmia e de Manim Leal, o grupo de Alberto ainda lhe é o portal de entrada para a sua reeleição.

No cenário atual se Toza, irmão do prefeito falecido ou outro integrante do grupo aceitar o desafio de liderar o grupo que era de Alberto com uma candidatura neste momento não é visto com vitória nas eleições, mas sem dúvida mexe no tabuleiro politico, prejudicando Sâmia Moreira que já tem Toza em seu grupo. Qualquer projeto de candidatura dentro do grupo de Alberto prejudica a prefeita Ana Cláudia e Sâmia Moreira e favorece Manim Leal. Apesar de que em política quase tudo é possível é difícil que alguém que apoiava Alberto venha migrar para o grupo do Manim.

Sâmia Moreira trabalha nos bastidores.

Sâmia Moreira, pré-candidata a prefeita de Santa Quitéria.Foto Portal Rio Parnaíba.  

Sâmia Moreira além de ser política é filha de um grande líder politico, Sebastião Moreira e, esposa do mais proeminente líder e articulador político no Baixo Parnaíba, Neto Carvalho e certamente trabalha nas articulações para recompor essa perda e, continuar forte e competitiva na disputa sonhando com a vitória que antes era vista com mais visibilidade.

Como falamos no início a pedra do xadrez político em Santa Quitéria hoje que norteará uma prévia do que pode acontecer nas eleições municipais é saber onde vai ficar o grupo político do prefeito falecido Alberto Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário