terça-feira, dezembro 11, 2018

Disputa entre base aliada Marcos Tourinho é eleito Presidente da Câmara de Coelho Neto.


Democracia reina em Coelho Neto: dois aliados do prefeito Américo de Sousa, disputam a Presidência da Câmara e Marcos Tourinho sai vitorioso.


Longe do sensacionalismo pregado pelos blogs da oposição, a disputa pela mesa diretora da Câmara Municipal de Coelho Neto, se deu de forma civilizada, diplomática, e, sobretudo, alicerçada nos parâmetros democráticos.
Eleitos para o biênio de 2019/2020. 


O atual Presidente Osmar Aguiar e o próximo, vereador Marcos Tourinho, são da base aliado do prefeito Américo de Sousa. A disputa se deu pelo comando do Parlamento Municipal e não entre oposição e Governo. Embora haja vereadores da oposição na chapa, o que é normal, mas Marcos Tourinho continua aliado do prefeito e por tanto Américo não perdeu a eleição.

O que de fato aconteceu foi que o vereador Marcos Tourinho foi firme o suficiente para dizer que não concordava com a reeleição do vereador Osmar Aguiar, e se articulou com outra chapa e saiu vencedor, mas alinhado ao Gestor Municipal.

Veja como Coelho Neto, evoluiu! Antes um vereador da base aliada só tinha direito de votar na chapa do prefeito, e nem de longe podia se articular para ser candidato. Hoje Marcos Tourinho um aliado de Américo se elegeu Presidente, disputando contra o atual presidente também aliado do prefeito. Ainda bem que a gestão do prefeito atual mostra que aqui a democracia saiu de fato do papel. A eleição não só deu vitória à Américo de Sousa, mas inaugurou um cenário de democracia plena.   

Para o prefeito ser considerado derrotado numa eleição da Câmara se faz necessário um vereador da oposição encabeçar uma chapa e sair vitorioso ou o aliado que ganhar a eleição anunciar oficialmente a sua saída da base aliada.

Fora disso a eleição continua da base aliada do prefeito, com uma diferença: com a derrota da chapa do Presidente no poder, sendo que o vitorioso continua aliado do prefeito.

Então não houve derrota do prefeito, Américo, mas sim a vitória de outra chapa que não é a do atual Presidente, mas de um aliado inclusive de primeira hora do atual prefeito.

Eu esperava que os sensacionalistas divulgassem a postura mais do que elogiável do prefeito Américo de não se envolver no processo, diferentemente de prefeito que já foi até a sede do Parlamento tentar pressionar vereador no dia da eleição.

O que aconteceu hoje é histórico mesmo, mas para o exercício da democracia. O atual prefeito de Coelho Neto, mostra que a eleição da Câmara é feita com os vereadores, sem a sua interferência: os poderes são independentes, mas harmônicos entre si.

Nunca na história recente de Coelho Neto, os vereadores tinham dado um gesto tão nítido de independência, assim como nem um prefeito dos últimos tempos tinha se comportado tanto no seu lugar de executivo respeitando de forma exemplar a realização do pleito.

Enquanto os politiqueiros que fazem oposição ao governo com víeis pessoais alardeiam possível derrota do prefeito, a democracia vai avançando e se consolidando a cada atitude e atos do prefeito Américo de Sousa, em Coelho Neto, lhe fazendo vitorioso, na realização de um governo voltado para os que mais precisam, sepultando práticas antigas e aboletas que não cabe neste novo modelo de governar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário