quarta-feira, maio 29, 2019

FALANDO DE POLÍTICA, com Doutor Afonso Bacelar.


Neste domingo, 26 de maio, o Blog do Ezequias Martins localizou Dr. Afonso Bacelar, no Itapirema, nos arredores de Coelho Neto, na Capela onde estão sepultados seus Pais, Duque Bacelar e Maria Bacelar.  Após ele acompanhado de amigos, ter assistido a missa na Igreja de Santana, no centro da cidade estava ali.






Afonso Bacelar foi logo dizendo nos primeiros momentos de conversa o motivo que teria lhe trazido ao Itapirema, que foi a data de nascimento de sua, mãe Maria Machado Bacelar, que nasceu em 27 de maio de 1902.

Após fazer solenemente as suas obrigações nos túmulos dos pais e nos mostrar o projeto completo do memorial da família, Dr. Afonso Bacelar que foi um dos melhores prefeitos de Coelho Neto, há seu tempo, passa a nos levar a um passado brilhante em uma muito proveitosa.

A introdução da conversa foi em tom de muita brincadeira e descontração tendo como assunto principal a memorável campanha de 1992, quando Dr. Afonso por pouco não ganhou as eleições para prefeito de Coelho Neto.

Brincadeiras a parte, e Dr. Afonso, passa a falar seriamente ainda sobre o seu projeto politico de 1992.
O que Dr. Afonso Bacelar disse meses depois de perder as eleições em 1992, ao grupo politico que estava com ele na luta, disse neste domingo, 26, à nossa reportagem sem titubear: “Graças a Deus que perdi aquelas eleições. Durante o processo eleitoral foi criado em torno de mim uma expectativa estrondosa por conta de minha gestão de prefeito, mas eu jamais conseguiria trazer de volta nem 50% do que a gente perdeu,” disse ele.

“Ezequias quando eu fui prefeito em Coelho Neto, o grupo Bacelar era mais rico de que o município. muitas coisas do que foram feitas aqui foram executados por nós, enquanto grupo Bacelar. Pra você ter uma ideia, eu fiz essa estrada até o Descanso e só depois de ele feita, foi que consegui o investimento para ela. Então a minha gestão como prefeito só foi uma grande revolução por ter como parceiro os grandes investimentos feitos aqui na época como o da SUDENE, e outros.

“Outro fator importante que engessa qualquer gestão e eu administrei sem isso foi às famosas alianças politicas, risos. Eu administrei livre disso. Lembre que em 1992, a então prefeita Lúcia Bastos anda pouco. Pelo que a população de Coelho Neto esperava de mim levando em consideração a fartura de antigamente, eu também avançaria pouco, não por incompetência, mas por não poder atender a expectativa gerada na campanha a meu respeito. Sou um administrador e sei.  Hoje se alguém me desse uma cadeira de prefeito sem ter que disputar as eleições eu não queria,” afirma Dr. Afonso Bacelar.

Informado por nós de que a gestão do prefeito Américo de Sousa, vai homenagear a saudosa Maria Boi, através do departamento de Cultura liderado pelo Toinho Cultura, Dr. Afonso fala do assunto: “Que bom, Maria Boi, merece, é de uma importante família de Coelho Neto, aqui do Itapirema, de dentro de nossa casa. Ela e sua família foram entusiastas da cultura de nossa terra, com memorável participação em nosso Bumba Boi, que criei. Lembro, Raimunda Boi sua irmã acendia a lamparina em nosso quarto nós adolescentes cuidando de nós,” diz.

Ainda durante a conversa Dr. Afonso Bacelar falou da importância histórica e cultural do Povoado Cafundó, mandou lembranças para o seu Baiô e ainda falou de muitos coelhonetenses e de outras personalidades que fizeram história em nosso município.
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário