terça-feira, maio 21, 2019

Fábio Macêdo destaca importância da exploração de gás natural no Maranhão


Agência Assembleia
O deputado Fábio Macêdo (PDT) destacou, na sessão desta segunda-feira (20), a importância da exploração do gás natural em municípios do Maranhão. Em seu discurso na tribuna, ele fez um relato da visita realizada, na quinta-feira passada (16), ao Complexo de Produção de Gás Natural por uma comitiva da Assembleia Legislativa.

Fábio Macêdo destaca importância da exploração de gás natural no Maranhão

Na condição de presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia, Fábio Macêdo visitou o Complexo sob administração da empresa Eneva, acompanhado dos deputados Arnaldo Melo (MDB), Zito Rolim (PDT) e Ciro Neto (PP). Eles estiveram na Câmara Municipal de Dom Pedro, onde aconteceu um debate sobre a exploração do gás natural e seus possíveis usos para benefício da população maranhense, principalmente da região afetada pelo Complexo.

Segundo o deputado Fábio Macedo, o Complexo Parnaíba, onde o gás natural é explorado, é um dos maiores complexos termelétricos do país, responsável por 11% da geração térmica do Brasil. “Confesso que fiquei muito feliz em saber do potencial e riqueza natural do nosso estado, vendo ali toda aquela estrutura instalada e produzindo tanto gás aqui no Maranhão”, salientou Fábio Macedo.

Ele explicou que o processo de exploração do gás abrange os municípios de Lima Campos, Capinzal, Pedreiras, Trizidela do Vale e Santo Antônio dos Lopes. “Lá existem os poços. Por meio do gasoduto, o gás vai até o complexo, chega lá. Depois disso, esse gás é tratado. Quando termina o tratamento, é transformado em energia elétrica. Quando esse gás é transformado, essa energia é vendida para fora do Estado”, frisou o deputado.

Ele acrescentou que, na visita à Câmara Municipal, os vereadores agradeceram o apoio dos deputados na luta para a distribuição mais abrangente dos royalties derivados da produção de gás. A cidade de Dom Pedro, segundo os vereadores, não está entre os beneficiados com a exploração do produto.

“Por isso, vamos aprofundar a discussão, para questionar o porquê de cidades localizadas no entorno da Eneva não usufruírem do benefício dos royalties, como é o caso de Dom Pedro. Vamos ampliar os debates, realizando audiências em outras Câmaras Municipais, onde o produto é explorado”, enfatizou Fábio Macedo.
Apartes
Os deputados Vinícius Louro (PR), Roberto Costa (MDB) e Zito Rolim (PDT) fizeram apartes ao discurso do deputado Fábio Macedo, parabenizando-o pela iniciativa de abrir uma ampla discussão sobre o processo de exploração do gás natural e seus reflexos econômicos e sociais em municípios do Maranhão.

O deputado Vinicius Louro frisou que a empresa Eneva deve ter mais compromisso com a população maranhense: “Não sou contra o progresso no nosso Estado, mas que esse progresso possa vir com responsabilidade. E essa empresa, a Eneva, não tem responsabilidade no Estado do Maranhão”, comentou Vinicius Louro, cobrando da empresa maior responsabilidade social.

O deputado Roberto Costa assinalou que a iniciativa de criar uma comissão de parlamentares para visitar a Eneva foi um dos melhores momentos até agora da atual legislatura.

“Essa pauta deve ser tratada como uma pauta de prioridade, porque o resultado desta luta que está sendo travada agora pela Assembleia Legislativa é fundamental, por questões econômicas para o estado e, acima de tudo, pela questão social também”, observou Roberto Costa.

O deputado Zito Rolim, por sua vez, manifestou preocupação com as barragens que estão sendo construídas pela Eneva na região. “O que se sabe é que o consumo de água lá é exagerado. O que eles passaram para nós é que aquela água utilizada não retornava para o rio e sim era colocada no solo, numa profundidade além do lençol freático. Eles estão perfurando poços todos os dias. Estamos em uma crescente. Então, o produto existe suficientemente para gerar energia e transformar em gás veicular, mas precisamos esclarecer todas as dúvidas sobre isso”, afirmou Zito Rolim.
Audiência pública
Ao final de seu pronunciamento, o deputado Fábio Macedo informou que, na próxima quarta-feira (22), acontecerá, às 14h30, uma audiência pública, no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, uma importante oportunidade de discutir sobre o assunto diretamente com a empresa Eneva, responsável pela exploração do gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário