quinta-feira, maio 23, 2019

Baixo Parnaíba de luto: morre um dos maiores líderes sindicais de sua história.


Faleceu na manhã desta quinta-feira, 23, em São Luís, um dos maiores líderes sindicais do Baixo Parnaíba, o Senhor Manoel do Brejo, vítima de complicações pós-cirurgia.
Manoel do Brejo: uma lenda do movimento social do Baixo Parnaíba. 


  Manoel do Brejo se recuperava de uma cirurgia de vesícula, quando sofreu um AVC, e ainda um infarto, ficando em coma uns dias, vindo a falecer na manhã de hoje.
Um pouco de Manoel do brejo.

Manoel do Brejo foi um dos maiores líderes sindicais do Maranhão, no Baixo Parnaíba, pioneiro na articulação de movimentos que entraram para a história do sindicalismo do Brasil. Iniciando a sua luta nos anos 80 na política sindical Manoel do Brejo fez história em defesa dos mais sofridos. Manoel chegou a ser vice-prefeito de Brejo, a sua cidade natal, dando importante contribuição à sua gente.

Manoel do Brejo como poucos, conseguiu unir a politica sindical a partidária e influenciou diretamente no desenvolvimento da região, sendo uma voz estridente das esquerdas no Baixo Parnaíba, contribuindo muito com a libertação do Maranhão.

Além de vice-prefeito de Brejo, Manoel foi coordenador do polo sindical do Baixo Parnaíba na Fetaema, Federação dos Trabalhadores Rurais do Maranhão  e atualmente era o Coordenador do IEMA, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, em Brejo.

Com morte de Manoel do Brejo se encerra um ciclo de luta e resistência que marcaram a chegada de um novo Maranhão, liberto das amarras do atraso.

Serão esperados muitos líderes políticos, sindicais e comunitários no último adeus a Manoel do Brejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário