segunda-feira, julho 21, 2025

Uso da Inteligência Artificial na Educação Infantil é mais um projeto inovador da SEDEPE



Uso da Inteligência Artificial (IA) no ensino infantil com o objetivo de desenvolvimento educacional da primeira infância é um dos mais recentes projetos da SEDEPE. 


Depois de reuniões com o Google Brasil, técnico da Secretaria, liderados pelo secretário José Reinaldo Tavares, estiveram reunidos com a gestora da Creche da Liberdade, Márcia Porto, que apresentou a estrutura e o impacto do espaço que dirige com orgulho. 


Localizada no maior quilombo urbano da América Latina, a creche representa mais do que um local de cuidado e aprendizado: é um símbolo de transformação. “Esse lugar tem muitos significados para a comunidade. Antes, era conhecido como um local marcado pela violência”, explicou Márcia.🧒🏾🇿🇦


O secretário José Reinaldo ressaltou o papel transformador da creche na comunidade e lembrou que sua construção foi fruto do programa Saúde na Escola, uma política pública implementada durante seu governo.


A conversa girou em torno de como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática e responsável no dia a dia das crianças, especialmente em comunidades socialmente vulneráveis, com uma proposta de inovação na Educação apresentada por Ted Anderson, da empresa TED IA. Houve a demonstração de uma plataforma educacional equipada com ferramentas de ensino com Inteligência Artificial, incluindo correção automatizada de redações, emissão de certificados digitais, aulas ao vivo, cursos personalizados e outros recursos. A ideia é adaptar toda essa estrutura tecnológica ao contexto da Creche da Liberdade, respeitando a realidade e as necessidades das crianças atendidas.🤖🦾


A reunião contou ainda com a participação de Ted Anderson e Raniery Martins, representantes da empresa TED IA, do doutor em IA e pesquisador da UFMA, Sofiani Labidi; do secretário adjunto da SEDEPE, José Domingues e do assessor especial de Apoio Institucional, Fabrício Brito.






Fonte: SEDEPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário