Saiba como solicitar ligação nova e reativação sem sair de casa
Prezando
pelo bem-estar da população, a Equatorial Maranhão continua estimulando seus
clientes a utilizarem os canais de atendimento digitais e evitarem ir às
agências presenciais durante a pandemia. Por isso, a Companhia indica o passo a
passo para solicitação de ligação nova e reativação, serviços que o cliente
pode pedir direto no site da distribuidora.
Antes de
tudo, deve-se saber diferenciar o serviço de ligação nova e de
reativação. Ligação nova é a solicitação de fornecimento de
energia elétrica para uma nova conta contrato que está sendo conectada à rede
de distribuição pela primeira vez.
Para isso, o
consumidor deve entrar no site da distribuidora: www.equatorialenergia.com.br,
ir até a aba de solicitações e serviços e clicar em solicitar ligação
nova. Com todos os documentos pessoais em mãos, o representante ou titular
da conta contrato deve fazer uma simulação de carga no próprio site,
descrevendo todos os aparelhos eletrodomésticos que tem no imóvel.
Ao informar
a carga, o cliente também é orientado sobre qual disjuntor e condutores deve
utilizar e, seguindo corretamente essas orientações, garante maior segurança
para as suas instalações elétricas. Se a potência for igual ou inferior a 75
kW, trata-se de uma ligação comum, do Grupo B. Mas se carga instalada for acima
de 75 kW a ligação pertence ao Grupo A e precisa solicitar uma ligação de
grande cliente.
A Gerente de
Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, explica
a importância da observação em relação ao prazo de vistoria. “A distribuidora
verifica a existência da rede de distribuição que possibilite o pronto
atendimento da unidade consumidora, contudo, caso haja necessidade de execução
de obras para o atendimento, o prazo de vistoria começará a ser contado a
partir do primeiro dia útil subsequente ao da conclusão da obra”, ressalta.
Já a reativação,
trata-se de um pedido de fornecimento para uma conta contrato que já possuiu
energia elétrica anteriormente e teve o fornecimento desligado a pedido do
cliente anterior. É muito importante solicitar o serviço correto para evitar
que o pedido seja indeferido e para que a Companhia possa fazer o atendimento
de forma ideal e no menor prazo possível. Neste caso, após acessar o
site www.equatorialenergia.com.br,
o cliente segue para a aba de solicitações e serviços, clicar em solicitar
reativação (novidade no site) e preenche com seus dados pessoais,
anexando os documentos necessários para a comprovação do vínculo.
Em ambas as
solicitações, os clientes de baixa renda inscritos no Cadastro Único, com
integrantes na família que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC),
indígenas que possuem o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena),
ou quilombolas podem se cadastrar para receber ao benefício da Tarifa Social de
Energia Elétrica, um programa do Governo Federal que dá descontos na conta de
luz. Se estiver tudo certo com a documentação, no faturamento seguinte o
cliente já receberá o benefício.
Prazos - vale ressaltar que para ambos
os pedidos (ligação nova ou reativação, grupo B ou A, há um prazo diferente
para conclusão do pedido e que também pode variar de acordo com a área do
solicitante.
Área
urbana: 3 dias úteis
para vistoria e 2 dias úteis para a ligação.
Área
rural: 5 dias úteis
para vistoria e 5 dias úteis para ligação.
Documentação
necessária – no
caso de pedidos via site, o cliente deve anexar os documentos, como os de
identificação, fotos do padrão de energia, entre outros que são listados
durante o procedimento no site.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
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