segunda-feira, janeiro 25, 2021

Acordo dos dinistas com Baleia Rossi vai além da eleição da Câmara; conheça os interesses em questão.

 

Baleia Rossi aproxima Roseana Sarney cada vez mais de Flávio Dino, numa articulação de bastidores feita pelo Senador Weverton Rocha, PDT.

Momento em que o  governador Flávio Dino, recepciona Baleia Rossi. 


A campanha rumo à presidência da Câmara dos deputados tem sido o meio mais circunstancial para aproximar o governador Flávio Dino, PC do B, de sua principal adversária no Maranhão, a ex-governadora Roseana Sarney, MDB.

MDB maranhense com Baleia Rossi, e sua principal liderança no Maranhão, Roseana Sarney. 


Essa aproximação é algo desejado por Dino em nome de uma conjuntura politica nacional e iniciado por ele, mas agora está sendo feita pelo Senador Weverton Rocha, PDT, pré-candidato a governador.

Na tentativa de desarticular a candidatura do deputado federal Arthur Lira, do PP de Alagoas, Weverton vem tentando matar dois coelhos com uma pancada só; eleger o deputado federal Baleia Rossi, MDB, de São Paulo presidente de Câmara e unir no Maranhão os Sarney a Flávio Dino.

Baleia Rossi pode até não ser eleito, mas a união entre Roseana Sarney e o governador Flávio Dino está bem encaminhada. Pra se ter uma ideia, em nome do acordo dos dinistas votarem em Baleia Rossi, o MDB na Assembleia, já não vai fazer oposição ao governo.

Outra façanha como parte do acordo é que Weverton Rocha nos bastidores já fez acordo com a ex-governadora Roseana pra ela está em seu palanque em 2022. O acordo é flexível e cheio de muitas emendas, mas os pedetistas garantem que vai dá certo.

Entenda.

O senador Weverton Rocha acredita que costurará um amplo acordo para sair candidato a governador sozinho na base do governo. Partindo deste principio, caso Flávio Dino emplaque em uma chapa nacional, Roseana Sarney será a candidata à senadora buscando a única vaga nas eleições.

 Se o governador Flávio Dino na época não se viabilizar nem como candidato a presidente da Republica ou como candidato a vice-presidente numa chapa consistente ele será o candidato a senador e Roseana bancada pelo projeto se elegerá deputada federal, enquanto que Othelino Neto, PC do B, que quer ser um senador já em 2022, abriria mão do projeto em nome do grupo e continuaria no Parlamento estadual ou seria comtemplado com outra coisa interessante. 

  O bom de tudo isso para Weverton Rocha é que ele já está contando com o apoio dos Sarney à sua pré-candidatura de governador e se fortalece muito, rumo ao Palácio dos Leões.

Por tanto o projeto é engenhoso e tem tudo pra dá certo.  Baleia Rossi eleito presidente da Câmara dos deputados ou não, o projeto tem tudo pra se firmar e Flávio Dino, passará a contar com o apoio dos Sarney ao seu projeto de tentar chegar ao Palácio do Planalto e Weverton ganha muito mais consistência a caminho de se eleger governador do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário