A Coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Karolyne Andrade, participou de uma Oficina Técnica sobre a campanha, Tarifa Social de Energia Elétrica, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES).
De acordo com a SEDES, há, no Estado do Maranhão, mais de 1 milhão e meio de famílias com o perfil do programa que dá descontos nas contas de energia elétrica, no entanto muitos não estão cadastrados ou não atualizaram seus cadastros – o que deve acontecer a cada dois anos: “O objetivo é elevarmos o número de cadastro de famílias que tem o potencial para ser beneficiárias a ter acesso ao direito. A nossa instrução para o município é que busquem essas famílias que estão desatualizadas há mais de dois anos para voltarem a participar do programa e também para que seja feito a busca ativa das famílias que tem direito ao benefício e que estão fora do programa tarifa social”.
O Cadastro Único e a base de dados que a CEMAR utiliza, é atualizado a cada dois anos. Nele, são informados endereço e renda da família. O serviço funciona como uma porta para as famílias acessarem políticas públicas. As famílias desatualizadas podem perder vários direitos, como o desconto na tarifa de energia elétrica, que varia de 10% a 65%, dependendo do consumo da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário