terça-feira, junho 27, 2017

Flávio Dino vem à zona rural de Aldeias Altas e entra duas escolas dignas!

O município de Aldeias Altas viveu neste sábado, 24 de junho, um o momento histórico. O governador Flávio Dino e comitiva estiveram no município para entregar duas escolas dignas, aquelas que substituem as de taipas por lindas e modernas escolas de alvenaria. 

 Os novos prédios escolares construídos abrigarão as escolas municipais Dioclesiana de Morais Silva, no Povoado Pé do Morro, e Antônio Gonçalves Dias na Laranjeira, e darão novo sentido ao dia a dia de aproximadamente 150 crianças que estudam nas duas escolas.















Dentro do horário previsto algo antes nunca pensado, o helicóptero conduzindo comitiva do Governador Flávio Dino, pouso debaixo de muitos aplausos no Povoado Pé do Morro, para entregar uma digna escola à população.

Flávio Dino veio acompanhado do prefeito Zé Reis; do líder politico Kedson Lima; dos secretários de estado, Adelmo Soares (Agricultura Familiar) e Filipe Camarão (Educação).

Ao descer da aeronave o Governador e sua comitiva foram recepcionados de uma grande multidão entre pais de alunos, alunos e gente de toda aquela região, que foi prestigiar Flávio Dino.

Entre os populares presentes dezenas de pessoas estavam ali simplesmente porque não acreditavam que um governador fosse ao Pé do Morro do Firmo. Os incrédulos só passaram acreditar quando depois que o helicóptero passou a sobrevoar ao lugarejo.
O proprietário rural e empresário Raimundo do Itamar; Professor Beto Aguiar, estava entre os muitos de diferentes localidades no evento.

Uma caravana da Localidade Paú dos Crentes, liderada por Daniel e pelas Professoras Samara Rocha e Antônia Bandeira, prestigiaram a inauguração e deram boas vindas ao governador e sua comitiva. No Povoado Paú dos Crentes, está mais uma escola digna em faze de conclusão que é a Unidade escolar Crispim da Rocha.

E foi essa nova realidade que a ex-moradora do Pé do Morro, Alcilene Ferreira, encontrou ao chegar ao povoado. Ela, que nasceu na comunidade e foi uma das primeiras alunas da escola, afirma que quando soube da entrega do novo prédio, fez questão de ir prestigiar. “Quando eu fiquei sabendo que hoje essa escola seria inaugurada, eu não poderia deixar de estar aqui presente. Para mim foi motivo de muita alegria chegar e ver a escola como está. Chorei no meu íntimo, porque para mim isso aqui é uma maravilha. O lugar que a gente nasceu a gente nunca tira do coração”, declarou com a voz embargada.

Entre os políticos das cidades vizinhas que estiveram prestigiando Flávio Dino em Pé do Morro, município de Aldeias Altas, estava o vice-prefeito de Coelho Neto, Antônio Pires e o assessor de articulação politica Regional Duduzinho. O vereador de Afonso Cunha Evangelista Braga também se fez presente.

Em sua fala o prefeito Zé Reis desprovido de qualquer sentimento partidário, citou Kedson o seu adversário politico, e deixou claro que aquele momento era de somar as forças em prol do bem está do município.
“Em 2020, é que iremos voltar à disputa local quando passaremos  pelo clivo do povo,” disse Zé Reis, aplaudido pelo Governador e demais presentes.

Além da escola, os dois povoados receberam sistemas de abastecimento de água que vai beneficiar toda a população. A comunidade de Pé do Morro, por exemplo, que antes precisava andar 3km para buscar água para o dia a dia, foi beneficiada com um poço artesiano, que está sendo encanado para levar água diretamente para as casas. Para seu Antônio Silva, nascido e criado no povoado, o momento era de dupla satisfação: ver a nova escola que dois de seus filhos agora estudarão e ter pela primeira vez água dentro de casa, saindo da torneira. “Estamos muito felizes porque a água aqui era muito difícil. No verão é muito dispendioso porque pra pegar água era muito longe. Hoje, com a chegada desse poço, a gente se sente muito feliz porque é uma mudança pra melhor. Ter água em casa é um sonho”, falou o morador.

“O Programa Escola Digna tem essa missão de espalhar a boa educação e de levar dignidade para comunidades antes tão esquecidas. O trabalho não para por aqui. Levamos a escola, levamos assessoria técnico-pedagógico para contribuir com esses municípios, para que eles consigam melhorar a qualidade da educação pública ofertada, mas também levamos água, uma necessidade tão básica, mas que muitos ainda encontram-se desassistidos em nosso estado. É muito gratificante trabalhar em um governo que tem mudado dia, após dia, a realidade de milhares de pessoas em todo canto do Maranhão”, defendeu Felipe Camarão.

O governador Flávio Dino destaca que a entrega de cada escola representa a junção da teoria com a prática, ao conseguir executar o maior programa educacional da história do Maranhão. Em Aldeias Altas, cidade que compõe o Plano Mais IDH, um conjunto de investimentos tem sido feitos no sentido de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano e qualidade de vida da população, por isso, além das escolas entregues ao município, outros programas como o “Sim, eu Posso”, de alfabetização, tem transformado a realidade local.

“Todos dizem que a educação é prioridade e o nosso governo está mostrando que é possível, com seriedade e boa aplicação dos recursos que temos, apesar da crise aguda, obter bons resultados. Quando chegamos em povoados como esses, distantes da sede do município, deixamos plantada a semente do hoje e do amanhã. Trouxemos água, escola, motivação para a comunidade escolar, trazendo direitos e a presença do Governo. Significa que nós estamos no caminho certo, possibilitando que esses meninos e meninas possam realizar os seus sonhos, e isso é o mais importante. O futuro de meninas e meninos é definido aqui e é por isso que a gente faz questão de que seja um prédio bonito, para se sentirem bem, se sentirem estimulados e respeitados desde crianças”, destaca o governador Flávio Dino, certo de que a gestão vem sendo conduzida com respeito aos diretos de todos, com olhar atento aos mais fragilizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário