A proposição é do Deputado Rodrigo Lago, que diante da importância de Grachal e Besaliel para Mata Roma e região receberão o título de Cidadão maranhense.
O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB), atual 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, apresentou requerimento propondo uma homenagem especial a duas figuras de destaque na história política de Mata Roma: o atual prefeito, Besaliel Freitas Albuquerque, e seu pai, o ex-prefeito Lauro Pereira Albuquerque, mais conhecido como Grachal.
Ambos são naturais do Ceará e chegaram ao Maranhão na década de 1980, estabelecendo-se inicialmente no município de Chapadinha. Foi lá que Lauro fundou a Grachal – Gráfica Chapadinha Ltda., uma das primeiras gráficas da região, que marcou sua trajetória como empreendedor.
Nos anos 1990, a família transferiu-se para Mata Roma, onde Lauro passou a se envolver com a política local. Com forte aceitação popular, foi eleito prefeito do município, tornando-se uma liderança respeitada. Seguindo os passos do pai, Besaliel Albuquerque iniciou sua trajetória política como vereador, chegou à presidência da Câmara Municipal e atualmente está em seu segundo mandato consecutivo como prefeito de Mata Roma.
As homenagens foram formalizadas por meio dos Projetos de Resolução Legislativa nº 01/2025 e 02/2025, que concedem o Título de Cidadão Maranhense a Lauro e Besaliel Albuquerque. A proposta, apresentada em regime de urgência, teve aprovação unânime pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Uma Sessão Solene será marcada em breve para a entrega oficial dos títulos, em reconhecimento à trajetória de dedicação e serviço dos homenageados ao povo maranhense, em especial ao município de Mata Roma e à região do Baixo Parnaíba.
Segundo o deputado Rodrigo Lago, trata-se de uma homenagem justa e simbólica, que celebra o legado de duas lideranças que ajudaram a construir a história recente da política no interior do Maranhão.
Fonte Instagram do Welliam Fernandes, com pequenas alterações do Blog do Ezequias Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário