“Eu vim para confundir, e não para explicar”
Consegue imaginar a televisão brasileira sem o Chacrinha? Famoso pelo seu humor e excentricidade, o apresentador estaria completando 106 anos neste sábado (30).
Natural de Surubim, agreste de Pernambuco, José Abelardo Barbosa de Medeiros nasceu em 30 de setembro de 1917.
Abelardo chegou a ingressar na Faculdade de Medicina do Recife, mas foi no rádio em que descobriu sua verdadeira vocação. Também foi baterista de banda, saindo da Capital pernambucana rumo ao Rio de Janeiro, onde se estabeleceu até o fim da vida.
Apesar do talento nato, o caminho de Abelardo até o estrelato não foi fácil, precisando trabalhar excessivamente para sustentar a vida na capital.
O reconhecimento veio junto com a Rádio Clube Niterói, onde Abelardo fazia sucesso em programas de humor com marchinhas de carnaval. O programa era gravado dentro de uma pequena chácara, daí surgiu seu nome artístico, o ‘CHACRINHA’.
Após passagem por diversas rádios cariocas, Chacrinha conquistou o coração dos brasileiros com a chegada da televisão em 1951.
O avanço da época possibilitou uma nova forma de comunicação, sendo Chacrinha um dos pioneiros. A ‘discoteca do Chacrinha’ foi um dos principais programas da televisão da época, responsável por apresentar grandes estrelas da MPB, como Elis Regina, Erasmo Carlos e Jorge Ben.
Após passar por quase todas as emissoras de TV da época, foi na Rede Globo em que o comunicador se estabeleceu e ficou até o fim da vida, em 1988.
Chacrinha foi líder de audiência por mais de 30 anos, sendo consagrado como um ícone da televisão brasileira.
Fonte Fundação Joaquim Nabuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário