É triste ver a falta de ética, sensibilidade humana e de respeito para com uma personalidade tão importante e emblemática da história e do progresso de nosso município. Falo da ex, que será a próxima prefeita de Coelho Neto, Dra. Márcia Bacelar.
Essa mulher autêntica chegou a Coelho Neto, na companhia de seu esposo Antônio Bacelar, então candidato a deputado estadual, em 1986. Nova, atenciosa, educada e carismática, Dra. Márcia Bacelar foi conquistando os corações de nossa gente.
Em 1988, Bacelar pela boa posição que tinha marcado no município como candidato a deputado estadual foi o candidato a prefeito das oposições. Ninguém conhecia à época por aqui o estilo do PT, e nem sabia se existia Lula, mas Bacelar barbudo e de vermelho ao lado de sua digníssima esposa Dra. Márcia fez a campanha e alimentou sonhos e perspectivas com protagonismo, mas não se elegeu.
Chega as eleições de 1990 e lá está mais uma vez Dra. Márcia Bacelar inserida não só na história do progresso de nossa terra, mas acreditando e lutando ao lado de Bacelar, candidato a deputado estadual mais uma vez pregando que um outro Coelho Neto era possível.
Mais uma vez, Antônio Bacelar nao se elegeu, mas ficou, na primeira suplência. O sentimento de mudança só cresce e junto com ele aquela jovem senhora chamada Márcia Bacelar seguia embalando seus sonhos e ideais junto e misturada com Coelho Neto.
Chega as eleições municipais de 1992, Dr. Afonso Bacelar foi o candidato a prefeito e a população de Coelho Neto já conclamou o nome de Dra. Márcia Bacelar para ser vereadora. Se elege com expressiva votação, Dr. Afonso Bacelar, a esperança do povo, por pouco não se elegeu.
Se não me falha a memória Zé Genésio, deputado estadual se elege prefeito em Pinheiro e abre vaga na Assembleia Legislativa para Bacelar que assume a vaga em 1993.
Dra. Márcia Bacelar eleita vereadora em Coelho Neto, seu esposo Antônio Bacelar deputado estadual e Dr. Magno Bacelar senador da República. Coelho Neto agora tava bem representado no cenário municipal, estadual e federal.
Chega as eleições de 1994 e, Bacelar se elegeu deputado estadual e Dr. Magno Bacelar deputado federal numa dobradinha simbólica. No segundo turno a Bacelazada tava tão forte eleitoralmente que Sarney ainda com cheiro de presidente da República veio a Coelho Neto fazer aliança com os Bacelar que tinha votado em Cafeteira no 1⁰ turno.
Foi neste cenário que a vereadora Dra. Márcia Bacelar se encontrou com a também jovem Roseana Sarney, algo que depois gerou uma parceria importante.
Em 1996, Coelho Neto estava um caos administrativo e o povo clama forte pelo nome de Dra. Márcia Bacelar para ser a prefeita de Coelho Neto. Ela se elege em um cenário parecido como o atual, sofrendo apelidos pejorativos e varios tipos de preconceitos por ser mulher, mas Coelho Neto reagiu e a chamou de Mainha, um jeito carinhoso que eternizou e atravessou gerações.
Dra. Márcia Bacelar se reelegeu em 2000 e elegeu o sucessor em 2004, entrando para a história como a prefeita que mais trabalhou pelo município. Ver hoje, um menino nervoso e mal criado patrocinar tamanha campanha de difamação a uma pessoa que doou a sua juventude em favor do progresso e desenvolvimento de nosso município, é muito mais do que lamentável.
Agora, Coelho Neto está agonizando e gritando, em alta voz, socorro Vovozinha Márcia Bacelar, nos salve deste menino nervoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário