quarta-feira, agosto 13, 2025

20 anos sem Miguel Arraes



 Miguel Arraes, uma das figuras mais emblemáticas da política brasileira, faleceu em 13 de agosto de 2005, aos 88 anos, no Hospital Esperança, em Recife (PE). Ele foi vítima de complicações pulmonares, após um quadro de pneumonia que se agravou devido à sua idade avançada e histórico de saúde debilitada.


 Quem foi Miguel Arraes?


Nome completo: Miguel Arraes de Alencar


Nascimento: 15 de dezembro de 1916 – Araripe (CE)


Falecimento: 13 de agosto de 2005 – Recife (PE)


Partido principal: PSB (Partido Socialista Brasileiro)


Breve biografia


Miguel Arraes foi três vezes governador de Pernambuco, além de deputado federal e prefeito de Recife. Conhecido por sua defesa dos trabalhadores rurais, enfrentou elites tradicionais e teve forte influência no cenário político do Nordeste e do Brasil.


Destaques:


1963: eleito governador de Pernambuco com apoio popular e base de esquerda.


1964: com o golpe militar, recusou-se a renunciar e foi preso — passou cerca de 11 meses na prisão, depois exilou-se na Argélia por 14 anos.


1979: retorna ao Brasil após a anistia. 1986: eleito novamente governador de Pernambuco com votação histórica. 1994: vence seu terceiro mandato como governador.



Arraes era conhecido como símbolo de resistência ao autoritarismo, defensor da reforma agrária, da educação pública e de políticas sociais voltadas aos pobres.

 Repercussão da morte


A morte de Miguel Arraes causou grande comoção em Pernambuco e em todo o país. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias. Arraes foi velado no Palácio do Campo das Princesas e enterrado no Cemitério de Santo Amaro, em Recife, em cerimônia acompanhada por milhares de pessoas.



Miguel Arraes foi pai de Ana Arraes, ex-ministra do TCU, e avô de Eduardo Campos, que também foi governador de Pernambuco e morreu em um acidente aéreo em 2014, durante a campanha presidencial.







Nenhum comentário:

Postar um comentário