Um dia histórico para o fortalecimento da rede de cuidado, no município de Aldeias Altas ! No auditório da Escola Antonieta Castelo, aconteceu o 1º Simpósio de Neurodesenvolvimento Infantil, que promoveu diálogos essenciais sobre uma infância livre de rótulos e com mais acolhimento integral.
O sucesso deste encontro só foi possível graças à parceria sólida entre as secretarias do município, que trabalham de forma intersetorial para transformar a realidade local. Cada debate e estratégia aqui traçada impulsionaram ainda mais rumo à certificação do Selo UNICEF, consolidando Aldeias Altas como uma cidade que protege e investe em sua gente desde os primeiros anos de vida.
Se faz necessário reconhecer o trabalho sério, transparente e necessário da Primeira Dama Francisca Leite, que é a Articuladora do Selo UNICEF, no município de Aldeias Altas.
Ela é a pessoa responsável por coordenar, dentro do município, todas as ações voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Francisca Leite é um elo entre as secretarias (como saúde, educação e assistência social), o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), fazendo as coisas acontecerem.
Seu papel e de sua competente equipe é organizar, integrar e acompanhar políticas públicas que impactam diretamente a infância e a adolescência. Eles mobilizam as secretarias e equipes técnicas para cumprir as metas e indicadores do Selo.
Ainda acompanham dados e indicadores sociais do município; estimulam campanhas de vacinação, combate à evasão escolar e proteção contra violências; promovem a participação de adolescentes em fóruns e espaços de escuta
Na prática, a articuladora Francisca Leite ajuda o município a planejar melhor, agir de forma integrada e focar em resultados concretos para melhorar a vida de crianças e adolescentes. Quando esse trabalho é bem feito, como em Aldeias Altas, o município avança em áreas como saúde, educação, proteção social e inclusão.
CONHEÇA MELHOR O QUE É UM SIMPÓSIO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL!!
Um simpósio de neurodesenvolvimento infantil é um encontro de profissionais e estudiosos para discutir como o cérebro da criança se desenvolve desde os primeiros meses de vida até a adolescência.
Nele participam, por exemplo, médicos (como neuropediatras e pediatras), psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e pesquisadores. Eles apresentam estudos, experiências clínicas e métodos de avaliação e intervenção relacionados a temas como linguagem, aprendizagem, comportamento, atenção, autismo, TDAH, atraso no desenvolvimento e estímulos precoces.
O objetivo é trocar conhecimento e atualizar práticas para melhorar o cuidado com as crianças, ajudando na identificação precoce de dificuldades e na promoção de um desenvolvimento mais saudável e completo.
Com imagens e informações do Instagram da prefeitura de Aldeias Altas




















Nenhum comentário:
Postar um comentário