Hoje, 24 de fevereiro de 2025, comemoramos 93 anos da conquista do voto feminino no Brasil, e Cristina Monteiro, empresária e Primeira Dama de Palmeirais Piauí, é no Estado um símbolo do empoderamento e protagonismo feminino, partindo do ponto de vista do empreedorismo.
Em 24 de fevereiro de 1932, o então presidente Getúlio Vargas promulgou o Código Eleitoral, que pela primeira vez reconheceu o direito das mulheres de votar e serem votadas. Há em Cristina Monteiro um forte simbolismo desta importante conquista, por tudo que ela representa.
Essa conquista foi resultado de décadas de luta de mulheres como Bertha Lutz e outras sufragistas brasileiras, que enfrentaram resistência para garantir sua participação política. Inicialmente, o voto feminino era restrito a mulheres que exerciam atividade remunerada, mas em 1934 essa limitação foi retirada, e o sufrágio se tornou universal para todas as brasileiras.
Desde então, as mulheres vêm ampliando sua representatividade na política, embora ainda enfrentem desafios para alcançar a plena igualdade, mas nossa empresária segue galgando espaço no mundo empresarial e promovendo políticas públicas e melhor qualidade de vida da população, como Primeira Dama.
A data é um marco importante de reflexão para Cristina Monteiro que não cansa de trabalhar a ampliação da participação feminina na política. A Primeira Dama de Palmeirais, ver a necessidade de fortalecer a presença das mulheres nos espaços de poder e faz desta bandeira o seu cavalo de batalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário