terça-feira, fevereiro 18, 2025

Em seu 4⁰ mandato, em Brasília Cabão é inspiração para novas gerações de Municipalistas

O PREFEITO DE CANTANHEDE, MARANHÃO , ZÉ MARTINHO, O CABÃO, ESTEVE MAIS UMA VEZ EM BRASÍLIA, PARTICIPANDO DO ENCONTRO DE NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS, COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA NOVAS GERAÇÕES DE MUNICIPALISTAS.




O prefeito Zé Marinho de Cantanhede, Maranhão, participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

 

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas ocorreu entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2025, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento reuniu mais de 20 mil participantes, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e técnicos, com o objetivo de fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal. 

O prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, o Cabão presente e com as demandas da prefeitura em busca de investimentos 


Objetivos do Encontro

Aproximar o Governo Federal dos municípios: facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas essenciais para a gestão municipal.


Promover a cooperação entre os entes federativos: incentivando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis, bandeiras que Cabão defende há tempo.




Programação


Durante os três dias, os participantes tiveram acesso a mais de 170 atividades simultâneas, distribuídas em auditórios e salas, abrangendo seis eixos temáticos principais:


1. Programas e Ações do Governo Federal: apresentação de iniciativas disponíveis para os municípios.




2. Governança Climática e Eventos Extremos: discussão sobre estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas. Este está entre os temas amplamente discutido pelo prefeito de Cantanhede.



3. Assistência Técnica e Transferências Governamentais: orientações sobre captação e gestão de recursos.



4. Lideranças Femininas: debates sobre a participação das mulheres na gestão pública.



5. Governança, Serviços e Sistemas Informatizados: exploração de soluções tecnológicas para a administração municipal.



6. Reflexões sobre o Pacto Federativo: análise das relações entre os diferentes níveis de governo. 




Destaques


Espaço PREFEITAR:  onde Zé Martinho mais esteve.


Este espaço era uma área imersiva que simulou situações reais da administração pública municipal, proporcionando aos gestores a vivência de desafios cotidianos e a construção de soluções práticas. 


Com as demandas do município de Cantanhede Zé Martinho esteve nas  estandes de diversos ministérios e órgãos federais, que  ofereceram suporte direto aos gestores municipais, facilitando o acesso a programas e recursos disponíveis. 



O evento foi coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), e contou com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 






Na mesma agenda em Brasília, Zé Martinho recebeu o SELO Ouro Nacional, por grandes avanços na Educação do município.



O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reconhece os esforços de secretarias de educação estaduais, municipais e distrital na implementação de políticas eficazes de alfabetização infantil. O trabalho em defesa da educação em Cantanhede levou o prefeito Zé Martinho receber tão importante honraria.


Lançado em setembro de 2024, o selo possui três categorias: Ouro, Prata e Bronze, sendo o Selo Ouro a mais alta distinção. Por isso a gestão municipal em Cantanhede está de parabéns.



Para obter o Selo Ouro, as secretarias de educação devem atender a critérios como colaboração entre entes federativos, institucionalização de políticas de alfabetização, formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos complementares. A premiação visa incentivar a adoção de práticas eficientes que promovam a alfabetização e reduzam desigualdades educacionais no país. 


A conquista do Selo Ouro por estados e municípios reflete o compromisso dessas regiões em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação. A gestão de Cabão atendeu tudo isso e foi premiada. 

Além do reconhecimento, o selo destaca as boas práticas e iniciativas exitosas que podem servir de modelo para outras localidades. 


Assista ao vídeo de Zé Martinho recebendo o prêmio Selo Ouro em Brasília.




Nenhum comentário:

Postar um comentário