quinta-feira, maio 30, 2024

Márcio Jerry, um deputado Municipalista com forte atuação na região Tocantina



O deputado federal Márcio Jerry, PC do B do MA, é um parlamentar que carrega a bandeira do municipalismo. 

"Recebi ontem o amigo @vanderlygomes , prefeito da querida Amarante, cidade para qual tenho destinado emendas parlamentares e muitas benfeitorias nos últimos anos. O trabalho vai continuar, com fé em Deus e na força do povo !", Explicou o deputado.


Estas e outras audiências em São Luís foi depois de muito trabalho em Brasília, numa semana cheia de compromissos, entre Câmara, votações no Congresso Nacional e importantes audiências nos Ministérios. 

Gestão Claudimê Lima, o trabalho não para!! Barão de Grajaú segue andando nos trilhos do desenvolvimento...



Claudimê Lima, prefeita de Barão de Grajaú,-MA,  segue trabalhando em ritmo acelerado, desde o seu primeiro dia de gestão. 


A missão que Deus lhe deu, através do povo, foi a de mudar a triste realidade que o município se encontra; ela, competente e capaz, cumpriu esta missão com maestria e continua  determinada e com fé, trabalhando muito.


Seus adversários não engole a marca que ela tem de ser trabalhadora e de  ser, a primeira prefeita de Barão de Grajaú. A mulher trabalha e leva melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam.


Com Claudimê Lima a população de Grajaú encerrou um período triste da história do município.  Barão segue a passos Largos com avanços em todas as áreas.




"O trabalho não para!", Diz a prefeita que mudou a triste realidade de Barão de Grajaú.


Em vídeo, Claudimê mostra como ela está liderando a maior e mais arrojada frente de trabalho que o município já viu. 


 

Prefeito de Governador Eugênio Barros é condenado a pagar multa de 15. 000,00 por propaganda eleitoral antecipada!!!

 


Deu no blog do Wilque gomes

Em uma decisão recente que reforça a seriedade da legislação eleitoral, o Prefeito Francisco Carneiro Ribeiro, conhecido como Chiquinho do Banco, do município de Governador Eugênio Barros, foi condenado pela Justiça Eleitoral ao pagamento de uma multa de R$ 15.000,00 por realizar propaganda eleitoral antecipada.







O Ministério Público Eleitoral, após análise dos fatos, emitiu um parecer contundente. Segundo o órgão, “a atitude do representado Francisco Carneiro Ribeiro viola a legislação eleitoral, visto que as mensagens veiculadas no dia do evento, embora não contenham pedido de voto explícito, constituem franca e deliberada exposição do nome do representado como pré-candidato, junto ao eleitorado do Município de Governador Eugênio Barros, buscando firmá-las no inconsciente do eleitor como pessoa já conhecida e potencial candidato na próxima eleição municipal”. Além disso, o parecer destaca que “o discurso foi realizado com objetivos eleitorais, já que a potencialidade da candidatura do representado, a veiculação de seus feitos administrativos e o momento político da propagação destas mensagens compõem o conceito de propaganda eleitoral”.


Importância da Decisão

Esta decisão judicial serve como um lembrete claro de que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral estão atentos e vigilantes quanto ao cumprimento das normas eleitorais. Ações como a de Chiquinho do Banco, que buscam promover uma candidatura fora do período permitido para propaganda eleitoral, são vistas como uma tentativa de influenciar o eleitorado de maneira precoce e são, portanto, passíveis de punição.


Implicações para as Eleições de 2024

A condenação de Chiquinho do Banco é um marco significativo nas eleições de 2024, demonstrando que a legislação eleitoral brasileira é aplicada com rigor para garantir a equidade e a justiça no processo eleitoral. Este caso destaca a seriedade com que a Justiça Eleitoral trata as infrações, enviando uma mensagem clara a todos os candidatos sobre a importância de respeitar os prazos e as regras estabelecidas.


Conclusão

A multa de R$ 15.000,00 imposta ao Prefeito Francisco Carneiro Ribeiro por propaganda eleitoral antecipada.

Elany Jorge agradece as manifestações de apoio a sua pre-candidatura a prefeita de Grajaú



Em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara municipal de Grajaú, a vereadora, presidente da Câmara Elany Jorge, reafirmou o que ela vem dizendo há tempo, que é pré-candidata a prefeita de Grajaú. 

Reafirmo minha pré-candidatura como Prefeita de Grajaú 2024, Seguimos firmes, por amor a Grajaú!," diz Elany Jorge, diante de sua atuação no Parlamento grajauense. 

Em sua fala, Elany agradeceu o apoio dos colegas vereadores e de outros segmentos da sociedade no município.

Olho no vídeo, olho nas cenas.





A REFORMA TRIBUTÁRIA E SUA RELAÇAO COM OS MUNICIPIOS

            




Artigo de Dr. Valmir Falcão. 

Na XXV Marcha a Brasília em defesa do municipalismo, promovida pela CNM- Confederação Nacional dos Municípios   realizada entre os dias 20 a 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções,  uma dos temas que chamou bastante atenção dos participantes,  ( quase 11 mil inscritos) com a presença de  prefeitos, vereadores e autoridades , foi a regulamentação da Reforma Tributária, através da EC - Emenda Constitucional nº 132, uma reforma ampla com alteração de todo o sistema tributário nacional com a unificação de cinco tributos  ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS  em uma cobrança única com a criação do  – CBS- ( contribuição sobre Bens e Consumo ) e  o IBS ( imposto sobre Bens e Serviços ) 

Há mais de três décadas que se discute no Brasil uma reforma que aproxime nosso sistema de tributação dos modelos mais modernos de Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Alguns impostos brasileiros, como o ICMS, criado em 1966, foram até inspirados nas primeiras experiências de IVA, como o francês, que data de 1954, mas enquanto os outros países (começando pela própria França) fizeram vários movimentos de aperfeiçoamento em seus sistemas de tributação do consumo, o Brasil literalmente parou no tempo.

No caso da tributação do consumo, por sua vez, sempre houve uma espécie de unanimidade entre economistas e especialistas na área, sobre a pertinência de adoção de um modelo de VA puro; ou seja, um imposto sobre bens e serviços de base ampla, não-cumulativo e cobrado no destino; ou seja, no local de consumo, em linha com as experiências internacionais.

Em que pese as divergências entre escolas de pensamento em torno de um tema na área de tributação e finanças públicas, a reforma tributária  obteve  apoio majoritário do Congresso Nacional e dos entes federados.

O nosso sistema tributário brasileiro apresenta graves defeitos, entre eles,  a fragmentação da base tributária (com bens sendo tributados pelo ICMS e os serviços pelo ISS em geral), heterogeneidade expressiva de carga tributária entre diferentes bens e serviços sem qualquer justificativa plausível, além da chamada cumulatividade, da complexidade do sistema com suas múltiplas exceções e do enorme custo em termos de contencioso administrativo e judicial.

Sem falar nas injustiças sociais e federativas geradas por esse modelo, que não entrega as receitas para o local onde vivem as pessoas que pagaram pelos impostos, mas para o Estados federados e os municípios em que estão instaladas as empresas e, as vezes, apenas uma sede de fachada para tirar vantagem de algum benefício fiscal. É o que ocorre, por exemplo, com alguns bancos e operadoras de cartão de crédito, que fixaram sede em Barueri e Poá, no interior de São Paulo, apenas para recolher um ISS menor, prejudicando os demais municípios do Brasil. 

O detalhe é que o imposto pago por todos os brasileiros sobre as tarifas bancárias, taxas de cartão e taxas de administração dos fundos de investimento hoje é quase totalmente concentrado na capital paulista e nestas cidades do seu entorno. Assim como uma grande parcela da cota-parte do ICMS (25%) devida aos municípios é concentrada por cidades em que estão instaladas grandes empresas, refinarias de petróleo e hidrelétricas, embora seus trabalhadores muitas vezes vivam e demandem serviços públicos em outros municípios

Eis  principais eixos aprovados na Reforma Tributária: 

1) Unificação das bases tributárias de bens e serviços, consubstanciado na fusão de tributos como o ICMS estadual e o ISS municipal, além dos tributos federais (PIS/Cofins), submetidos todos a um regramento infraconstitucional o mais uniforme possível, mesmo no caso de um IVA dual, em que o imposto federal permaneceria formalmente separado do subnacional.

2) Adoção da plena não-cumulatividade, o que significa que todo imposto recolhido no meio da cadeia produtiva deve gerar crédito, de modo que a incidência efetiva se aproxime do consumo final.

3) Aplicação do princípio do destino, segundo o qual o imposto pertence ao local em que ocorre o consumo.

4) Adoção de uma alíquota padrão para a grande maioria dos bens e serviços, restringindo ao máximo as previsões de aliquota reduzida e tratamentos diferenciados e buscando mitigar a regressividade por meio de mecanismos modernos desoneração personalizada; ou seja, devolução do imposto para as pessoas (cashback).

No geral, a reforma aprovada ainda representa um enorme avanço, tanto para a economia brasileira, como também para a federação. Os estudos mostram que as desigualdades federativas, tanto interestaduais quanto principalmente na esfera municipal, serão significativamente reduzidas, com uma melhor distribuição da arrecadação entre os 5.570  municípios do Brasil, ocasionando uma melhor distribuição por habitante .

Na gestão do IBS ( Imposto sobre Bens e Serviços) os entes federados estão em igualdade. E isso é  bom para os municípios.  Será um processo gradual, com uma transição até 2033  (2025- fase de teste; 2027 inicio da cobrança  dos tributos federal; 2028 e 2029 transição do ISSQN para IBS com a diminuição da  alíquota ano a ano ;  2033 cobrança do IBS  pleno),o que vai resultar na revogação dos códigos tributários dos municípios e  as legislações do ICMS nos Estados,   com a  promulgação da Lei Complementar. em 500 artigos sobre a temática. 

O  importante é  ampliar a produtividade econômica e proporcionar maior equidade de tratamento à população das distintas cidades do país.


Valmir Martins Falcão Sobrinho 

Advogado e Economista 

quarta-feira, maio 29, 2024

Marcel Curió pode ser candidato e de Brasília fala de Educação pro futuro de Nunes Freires



Depois de provar com uma certidão do TCE, que está apito a ser candidato a prefeito, o pre-candidato Marcel Curió agora vai a Brasília pela competência que tem discutir educação. 


"Participei de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em Brasília, e saí de lá certo do compromisso do governo federal para ajudar as Prefeituras na retomada das obras da educação, que estão inacabadas.

Em minha gestão anterior, a paralisação dessas obras se deu pela interrupção do repasse dos recursos federais devido ao impeachment da presidente Dilma, mas agora há o Pacto Nacional que garante a totalidade dos valores atualizados que ainda faltam para terminar as obras.


Fico muito feliz em saber que vamos concluir esse trabalho e dar a Governador Nunes Freire espaços tão necessários para o aprendizado e desenvolvimento de nossas crianças e jovens," escreveu em suas redes sociais, o pre-candidato a prefeito de Governador Nunes Freires, no Maranhão. 

É bom ressaltar que Marciel Curió já foi prefeito de Nunes Freires e o povo quer ele de volta. 


Gente observe abaixo, Marcel Curió mostra sua certidão do TCE 




Saúde de Coelho Neto de luto!!! Tragédia tira vida de militante aguerrida de nossa saúde.

 


A QUALQUER MOMENTO VOLTAREMOS COM MAIS INFORMAÇÕES, DESTA TRAGÉDIA QUE ENLUTA E ABALA COELHO NETO MA.