segunda-feira, maio 12, 2025

Família impede exame em corpo de jovem com suspeita de meningite e PM é acionada



 A morte de um jovem de 16 anos, com suspeita de meningite acabou virando caso de polícia em Coelho Neto. Renan Torquato Pereira morreu na manhã desta segunda-feira, dia 12, após ter dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em estado grave.

De acordo com informações que o Portal da Cidade teve acesso, a família teria procurado atendimento para o jovem ainda na semana passada, quando exames especializados foram solicitados. Ainda durante o serviço médico, a família teria assinado um termo e retirado o paciente informando que o levaria para a capital Teresina, onde fariam os exames em clínicas particulares.

Com o termo de recusa assinado, a família acabou levando o jovem de volta para casa. Já na tarde de domingo (11), o jovem retornou apresentando forte dor de cabeça e rigidez na nuca, característica que levaram a suspeita clínica de meningite.


O paciente estava em processo de regulação, quando é otimizado o serviço de busca de leitos em UTI, e o quadro do adolescente evolui rapidamente para morte. Após a confirmação do falecimento do adolescente, a família teria sido informada de que o corpo seria encaminhado para a realização do exame cadavérico para investigar a causa da morte, momento em que um tumulto foi iniciado.


Durante a confusão, parentes do paciente se aglomeram nas dependências da UPA e anunciaram que impediriam a saída do corpo. Apesar da presença da força policial, uma área restrita da unidade foi invadida.


Em vídeos registrados por populares, é possível ver os policiais tentando controlar a situação. Com a assinatura do termo para a família, o corpo foi liberado para ser velado.


Renan Torquato, residia no povoado Carmo, vizinhos relataram que há vários dias o adolescente sofria com fortes dores de cabeça. Caso a doença fosse confirmada, o velório deveria seguir as orientações do Ministério da Saúde e de autoridades locais. Dentre os cuidados, estariam a limpeza e desinfecção de superfícies da casa onde o adolescente morava. A meningite é uma doença potencialmente fatal, e contagiosa

A reportagem tentou falar com a família do jovem, porém não obteve retorno.




Fonte: Portal da Cidade Coelho Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário