sexta-feira, fevereiro 14, 2025

Em Afonso Cunha Educação e Saúde continuam sendo prioridades




Educação e Saúde caminhando juntas! ✅📚  


Afonso Cunha fez a adesão de 100% de todas as unidades de ensino ao Programa Saúde na Escola (PSE), garantindo mais cuidado, prevenção e qualidade de vida para nossos estudantes. 


Esse é mais um compromisso com o bem-estar e o futuro das nossas crianças e jovens! 

SAIBA UM POUCO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, instituída em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Seu objetivo é promover a saúde e a educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 

A gestão do prefeito Pedro Medeiros dá um salto importante no setor educacional e de saúde e matem Afonso Cunha como referência no leste maranhense 


A implementação do PSE ocorre através da articulação entre as equipes de saúde da Atenção Primária e as equipes de educação básica, visando ao desenvolvimento de ações que contribuam para o pleno desenvolvimento dos estudantes. As atividades do programa abrangem diversas áreas, incluindo:


Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;


Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;


Promoção da saúde bucal, auditiva e ocular;


Verificação e atualização da situação vacinal;


Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;


Prevenção das violências e dos acidentes.



A adesão ao PSE  como Afonso Cunha fez é realizada pelos municípios e pelo Distrito Federal, que formalizam o compromisso por meio do preenchimento do Termo de Compromisso disponível no sistema do Ministério da Saúde. Essa adesão tem duração de 24 meses, com possibilidade de ajustes após 12 meses. Os municípios participantes recebem incentivo financeiro para custeio das ações, conforme critérios estabelecidos na Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017. 


A gestão do PSE é realizada de forma intersetorial, por meio de Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) nas esferas federal, estadual, distrital e municipal. Esses grupos são responsáveis pelo planejamento, execução e monitoramento das ações do programa, garantindo a integração entre as políticas de saúde e educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário