"Reunião proveitosa em Brasília, na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, ao lado da nossa secretária municipal de Saúde de Timon.
Participamos de um encontro com o Ministério da Saúde, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e secretários municipais da região.
O foco é concluir a pactuação da rede de urgência e emergência, assegurando o atendimento dos pacientes assistidos no HUT," escreveu o prefeito de Timon Rafael Brito.
Isso é exatamente o que se chama de pactuação/intergestão de serviços, que organiza quem paga o quê e como os pacientes devem ser atendidos em situações de urgência e emergência quando se atravessam fronteiras administrativas (como ocorre entre Timon e Teresina).
A firme e necessária atuação do prefeito Rafael Brito
O prefeito Rafael Brito tem ido a Brasília e inclusive está lá agora, para buscar apoio e concluir a pactuação dessa rede de urgência e emergência, com foco em assegurar que pacientes de Timon que sejam atendidos no HUT tenham o atendimento garantido e com o financiamento formalizado.
Isso significa dialogar com o Ministério da Saúde e o Governo Federal para firmar acordos, cofinanciamentos ou mecanismos de compensação que sustentem esse atendimento intermunicipal e interestadual — algo muitas vezes necessário quando serviços de saúde públicos são utilizados fora da cidade de origem.
O prefeito de Timon priorizou buscar a solução para um atendimento mais seguro e garantido. Assim garante que pacientes sejam atendidos sem entraves administrativos ou financeiros.
Responsabilidade compartilhada: Define como recursos e custos serão divididos entre Timon, Piauí e possivelmente a União.
A pactuação melhora sem dúvidas o fluxo de pacientes e a sustentabilidade do sistema regional de saúde.
Rafael Brito não está sendo prefeito por ser, ele quer deixar um legado de trabalho e dedicação a população de Timon que nunca será esquecido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário