quarta-feira, outubro 22, 2025

"MARGEM EQUATORIAL NA PAUTA!," diz a Senadora Eliziane Gama




Margem Equatorial é uma das bandeiras defendidas abertamente pela Senadora Eliziane Gama. Hoje , 22  ela Visitou o navio sísmico que fará levantamento de dados.


Margem Equatorial Brasileira (MEB) é uma área de grande importância geopolítica, ambiental e econômica. Ela tem sido cada vez mais discutida nos últimos anos devido ao interesses  na exploração de petróleo e gás na região.



Entenda melhor o que é a Margem Equatorial. 


A Margem Equatorial é uma faixa do litoral brasileiro que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, passando por estados como Pará, Maranhão e Ceará. Ela faz parte da margem continental brasileira — a área submersa que se estende desde o continente até a elevação do assoalho oceânico.


Situa-se acima do pré-sal, na parte norte do Brasil.


A região está sendo considerada a "nova fronteira petrolífera" do país. É geologicamente semelhante à costa da Guiana e Suriname, onde já houve descobertas relevantes de petróleo.



Sobre o Petróleo na Margem Equatorial


A Petrobras e outras empresas estão interessadas em explorar petróleo em águas profundas nessa região.


Estima-se que a Margem Equatorial possa conter bilhões de barris de petróleo.


Em 2023 e 2024, a Petrobras intensificou pedidos de licenciamento ambiental, especialmente para exploração  na foz do rio Amazonas.


A Senadora Eliziane Gama PSD MA se somando aos demais senadores e os deputados federais, com este importante projeto, sempre respeitando os critérios de Meio Ambiente.


A região abriga diversos biomas sensíveis, como o manguezal, a floresta de várzea, além da boca do Amazonas. É uma das regiões mais preservadas da 

 biodiversas do país.



É por isso que os integrantes do Congresso Nacional que defendem  a exploração da Margem Equatorial, não abrem mãos de preservar com todo os cuidados necessários. Afinal não dar pra defender progresso sem preservação...


Assista ao vídeo da Senadora Eliziane Gama e veja o quanto ela têm trabalhado em favor do Brasil, sobretudo do Maranhão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário