Bruno Silva já entrou para a história como o melhor prefeito da história recente do município, mas pode ser o único a passar 13 ou 14 anos administrando Coelho Neto consecutivamente!!
É exatamente isto que você leu no subtítulo, o prefeito de Coelho Neto Maranhão, Bruno Silva pode ser reeleito para um terceiro mandato em 2028, caso proposta da PEC 12/2022, seja mantido.
Leia na íntegra o texto abaixo pra você entender bem melhor a grande possibilidade que Coelho Neto pode ter de Bruno Silva, o melhor prefeito da história recente do município ter até 14 anos de gestão.
A PEC 12/2022 foi proposta para alterar a Constituição e acabar com a possibilidade de reeleição para chefes do Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos).
A proposta também prevê que mandatos desses cargos passem de 4 anos para 5 anos.
Outro ponto da proposta é a unificação das eleições no país — a ideia é que todas ocorram ao mesmo tempo, num calendário único, a partir de certo momento
Em 21 de maio de 2025, a comissão responsável do Senado (Comissão de Constituição e Justiça — CCJ) aprovou o relatório da PEC 12/2022 favorável ao fim da reeleição para os cargos do Executivo.
Com essa aprovação, a PEC agora segue para ser votada no Plenário do Senado.
A data da votação no Plenário ainda não foi definida (até a última atualização pública). Alguns senadores pediram vista ou fizeram emendas.
Se a PEC for aprovada definitivamente, passa a valer, para novos mandatos: prefeitos, governadores e presidente não poderão ser reeleitos para o cargo imediatamente seguinte — ou seja, termina a possibilidade de reeleição consecutiva.
É bom que se diga, a aprovação na CCJ não significa que a PEC já é lei. Ela ainda precisa ser aprovada no Plenário do Senado e, depois, seguir os trâmites necessários. Até lá, a regra atual prevalece.
Para permitir a transição entre o sistema atual e o novo, a redação da emenda (no substitutivo) garante que prefeitos eleitos em 2024 — mesmo quem já esteja cumprindo um mandato antes de 2024 — poderão disputar a “última reeleição” em 2028.
A ideia seria que 2028 seja “a última eleição com reeleição permitida para prefeitos”; a partir de 2030 ou 2034, dependendo do cargo, não haveria mais reeleição.
com a exceção da PEC 12/2022 ele poderia, em 2028 — mesmo cumprindo dois mandatos consecutivos — concorrer novamente, agora para um “terceiro mandato consecutivo”. Isso ocorre porque a transição prevista pela PEC redefiniu a vedação, mas com salvaguarda para quem for eleito em 2024.
No caso do prefeito de Coelho Neto, Bruno Silva, se for eleito em 2028, sob as novas regras, seu mandato seria de seis anos (conforme calendário de transição) — de modo que ele poderia permanecer até 2034. Isso resultaria em até 14 anos no comando do município consecutivamente (2021–2034).
Esta é uma possibilidade histórica e de grande importância e relevância para Coelho Neto, que só tem a ganhar.
Por tanto, existe esta possibilidade para Bruno Silva, um dos melhores prefeito do Maranhão continuar trabalhando e melhorando a qualidade de vida do povo de Coelho sem ser através de seu sucessor eleito , sob a sua liderança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário